MATO GROSSO

Mato Grosso fecha 2025 com crescimento de 25% no emprego formal, segundo Novo Caged

Publicado em

Mato Grosso encerrou 2025 com desempenho positivo no mercado de trabalho formal e registrou um aumento de cerca de 25% no número de postos de trabalho com carteira assinada em relação ao ano de 2024, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o balanço, foram gerados 31.733 postos de trabalho com carteira assinada ao longo do ano, resultado superior ao registrado em 2024, quando o saldo foi de 25.413 vagas.

No período, o Estado contabilizou 675.430 admissões e alcançou o estoque de 975.724 vínculos formais, consolidando a expansão do emprego formal e a manutenção de um mercado de trabalho aquecido ao longo do ano.

O resultado positivo de 2025 foi impulsionado principalmente pelo setor de Serviços, que registrou saldo de 14.446 vagas, seguido pela Agropecuária (+6.197), Comércio (+4.347), Indústria (+4.193) e Construção (+2.550).

O desempenho da Agropecuária merece destaque no comparativo anual. Em 2025, o setor registrou saldo positivo de 6.197 postos de trabalho com carteira assinada, revertendo o resultado observado em 2024, quando o saldo havia sido negativo em 857 vagas. A mudança de cenário evidencia a retomada das contratações no segmento e reforça a importância do agro para a dinâmica do mercado de trabalho formal em Mato Grosso.

Leia Também:  Encontro Regional da Reforma Tributária será realizado em Sinop nesta sexta-feira (22)

Entre os municípios, Cuiabá liderou o saldo de empregos formais em 2025, com 6.418 postos, seguida por Várzea Grande (+2.616), Lucas do Rio Verde (+1.773), Sinop (+1.642), Primavera do Leste (+1.190) e Sapezal (+1.090).

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o desempenho positivo do mercado de trabalho formal em Mato Grosso em 2025 reflete um ambiente econômico favorável, sustentado por políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, à atração de investimentos e ao fortalecimento dos setores produtivos.

“Os números são resultado direto de um trabalho consistente, com investimentos nas mais diversas áreas da economia, como infraestrutura, logística, indústria, comércio e serviços, sem deixar de lado a força do nosso agro. Ano após ano, o Estado vem colhendo os frutos de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios, o que se traduz em mais oportunidades, geração de emprego e renda para a população. A tendência de crescimento se confirma e reforça a confiança de quem investe e produz em Mato Grosso”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por tentativa de feminicídio contra a namorada em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Published

on

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Encontro Regional da Reforma Tributária será realizado em Sinop nesta sexta-feira (22)

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Pesquisa aponta efeitos promissores da aplicação de calcário e gesso na produtividade da soja em Mato Grosso

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA