Lucas do Rio Verde

Rede de enfrentamento se reúne para avaliar ações realizadas e planejar estratégias para 2026

Publicado em

Na manhã desta sexta-feira (30), representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher participaram da primeira reunião do ano em Lucas do Rio Verde. O encontro teve como foco fazer um balanço das ações realizadas ao longo de 2025, discutir o que pode ser melhorado em 2026 e alinhar atividades que devem acontecer no mês de março.

Mais do que criar novos projetos, a proposta da reunião foi fortalecer o que o município já tem, melhorando o trabalho em conjunto entre os setores e garantindo um atendimento mais próximo e humano às mulheres vítimas de violência.

A reunião aconteceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), espaço que passa a ser o ponto central dos encontros da rede. O local foi pensado para acolher mulheres em situação de violência, oferecer orientação e também capacitação profissional, que, na próxima semana, iniciará uma nova turma de capacitação para mulheres.

À frente do encontro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou que 2026 será um ano de avanço das ações já existentes no município. “Este ano queremos fortalecer ainda mais as atividades da rede. A ideia é organizar melhor os atendimentos, ampliar o diálogo entre os setores e convidar a sociedade a caminhar junto com a gente. Quando todos participam, somando ideias e esforços, conseguimos fazer a diferença na vida das mulheres”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura entrega certificado para alunos que concluíram curso do programa SER Família Capacita

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Karime Souto, explicou que o encontro marca o início de um ano de muito trabalho e organização da rede. “Essa primeira reunião é importante para a gente alinhar o que vai ser feito em 2026. Vamos continuar debatendo, trazendo demandas e buscando melhorar a qualidade do serviço prestado, tanto para a rede quanto para os munícipes,” destacou.

O promotor de Justiça Criminal, Samuel Costa, ressaltou que em 2026, as ações preventivas serão ainda mais intensificados. “Em 2026, além da atuação nos processos criminais, vamos reforçar as ações preventivas. O projeto ‘Papo de Homem para Homem’ foi lançado justamente com esse objetivo: promover diálogo, conscientização e orientação, principalmente com os homens. A violência muitas vezes começa com palavras e atitudes que vão sendo naturalizadas, e esse trabalho busca interromper esse ciclo”, explicou.

A rede segue trabalhando para que as mulheres do município encontrem apoio, orientação e oportunidades, lembrando que o enfrentamento à violência começa com acolhimento, informação e participação de todos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Leia Também:  Prefeitura realiza novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde conquista três títulos e garante vagas para a fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses

Published

on

As delegações de Lucas do Rio Verde encerraram a participação na fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses com excelentes resultados. As competições foram realizadas entre os dias 20 e 26 de junho, no município de Sinop, reunindo equipes escolares e seleções municipais de diversas cidades da região norte de Mato Grosso.

O grande destaque ficou por conta das três conquistas de primeiro lugar, que garantiram ao município vagas na fase estadual da competição. Os campeões foram:

• Handebol Masculino, representado pela Escola Municipal Eça de Queirós;
• Futsal Masculino, representado pela Escola Municipal Olavo Bilac;
• Futsal Feminino, representado pela equipe do Programa Viva Lucas.

Além dos títulos, outras instituições de ensino também representaram Lucas do Rio Verde e conquistaram importantes colocações. O Colégio La Salle terminou na 4ª colocação no Voleibol Feminino, o Centro Educacional Piaget ficou em 6º lugar no Voleibol Masculino e a Escola Estadual Márcio Schabatt encerrou a competição na 4ª colocação do Futsal Feminino.

Leia Também:  Projeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento

Nos Jogos Estudantis, destinados a atletas de 15 a 17 anos, o Programa Viva Lucas também esteve presente com seleções nas modalidades de Handebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol, reforçando o compromisso do município com a formação esportiva e o desenvolvimento dos jovens atletas.

Com a classificação garantida, os campeões escolares já têm novo compromisso marcado. A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses será disputada no município de Sapezal, enquanto as equipes classificadas dos Jogos Estudantis Mato-grossenses retornarão a Sinop para a próxima etapa da competição.

O calendário esportivo segue intenso durante o mês de julho. Lucas do Rio Verde também contará com representantes em diversas modalidades individuais, que disputarão a fase estadual das competições nos municípios de Várzea Grande e Campo Verde, ampliando a participação do município no cenário esportivo estadual.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA