CUIABÁ

Saúde de Cuiabá avança com atendimento noturno em 28 USFs e cobertura em toda a capital

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, consolida um dos principais eixos do Sistema Único de Saúde (SUS): a Atenção Primária. Com uma rede estruturada de 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 148 equipes de Saúde da Família (ESF), o município amplia o acesso da população ao atendimento básico com 28 unidades funcionando em horário estendido, até as 19h e 21h.

A estratégia responde a uma demanda real da população: garantir atendimento também no período noturno, especialmente para trabalhadores que não conseguem buscar os serviços durante o dia. Ao ampliar o horário de funcionamento, o município reduz barreiras de acesso; evita o agravamento de doenças; diminui a procura por unidades de urgência e emergência; e fortalece o cuidado contínuo, próximo da realidade das famílias.

As Unidades de Saúde da Família são a principal porta de entrada do SUS e desempenham papel fundamental na organização do sistema de saúde. É nelas que o cidadão encontra acompanhamento permanente e integral, com foco não apenas no tratamento, mas, principalmente, na prevenção.

“A ampliação do horário de funcionamento em 28 Unidades de Saúde da Família é uma medida estratégica para garantir que a população tenha acesso aos serviços no momento em que realmente precisa. Estamos olhando para a realidade do trabalhador cuiabano, que muitas vezes não consegue buscar atendimento durante o dia. Com isso, fortalecemos a Atenção Primária, ampliamos o cuidado preventivo e evitamos que problemas simples evoluam para situações mais graves. Nosso compromisso é com uma saúde mais acessível e resolutiva em todas as regiões de Cuiabá”, destacou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

Leia Também:  Cuiabá celebra o Dia da Mulher com serviços, cultura e empreendedorismo no Parque das Águas

Entre as principais ações desenvolvidas nas USFs estão: consultas médicas e de enfermagem; vacinação de rotina e campanhas; acompanhamento de gestantes com pré-natal completo; monitoramento de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; atendimento odontológico; realização de exames básicos; visitas domiciliares realizadas por equipes multiprofissionais; acompanhamento de crianças, idosos e grupos prioritários; ações educativas em saúde; prevenção de doenças; promoção da qualidade de vida; e identificação precoce de agravos.

As equipes são formadas por médicos; enfermeiros; técnicos de enfermagem; agentes comunitários de saúde; e, em algumas unidades, profissionais de saúde bucal, garantindo atendimento humanizado e vínculo direto com a comunidade.

Unidades com atendimento até 21h

– USF Parque Ohara;
– USF Tijucal;
– USF Pedra 90 CAIC I, II e III;
– Clínica da Família CPA I;
– USF Ilza Terezinha Picolli;
– Consultório na Rua.

Unidades com atendimento até 19h

– USF Parque Cuiabá;
– USF Parque Atalaia;
– USF Coxipó I e II;
– USF Jardim Industriário;
– USF Jardim Fortaleza / Santa Laura;
– USF Dom Aquino;
– USF Pico do Amor;
– USF Jardim Imperial;
– USF Bela Vista / Carumbé;
– USF Terra Nova / Canjica;
– USF Eldorado;
– USF Areão;
– USF CPA III;
– USF CPA IV;
– USF Jardim Vitória I;
– USF Paiaguás;
– USF Sucuri;
– USF Ribeirão da Ponte;
– USF Despraiado;
– USF Novo Terceiro;
– USF Jardim Independência;
– USF Nossa Senhora da Guia.

Leia Também:  Visando coibir acidentes e maior segurança no trânsito, Semob instala novo conjunto semafórico no Contorno Leste 

As demais unidades seguem com funcionamento em horário regular, garantindo cobertura em todas as regiões da cidade, Norte; Sul; Leste; Oeste; e zona rural, incluindo distritos e comunidades como Sucuri; Nossa Senhora da Guia; Coxipó do Ouro; Águaçu; e Rio dos Peixes.

A ampliação do horário em unidades estratégicas leva em consideração critérios como densidade populacional; demanda reprimida; localização geográfica; e necessidade de ampliar o acesso em regiões com maior fluxo de usuários. A medida também fortalece a resolutividade da Atenção Primária, evitando que casos simples evoluam para quadros mais graves.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá reafirma apoio à Polícia Militar durante homenagem aos agentes do Centro Histórico

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá reafirmou, nesta sexta-feira (26), seu compromisso com a segurança pública e a valorização das forças de segurança durante sessão solene realizada na Câmara Municipal em homenagem aos policiais militares da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento do Centro Histórico da Capital. A solenidade foi proposta e conduzida pela vereadora Samantha Íris, reunindo autoridades civis, militares e representantes do setor produtivo para reconhecer o trabalho desenvolvido pela corporação.

Representando o Executivo municipal, o prefeito Abilio Brunini destacou o trabalho desempenhado pelos policiais militares e garantiu que a gestão continuará apoiando as ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública, especialmente na região central da cidade.

“O desafio enfrentado pelos nossos policiais exige coragem, dedicação e persistência. Enquanto eu estiver à frente da Prefeitura de Cuiabá, a Polícia Militar terá todo o apoio que pudermos oferecer, seja em ações, investimentos ou parcerias. Valorizar quem protege a população é um compromisso da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Abilio também ressaltou que a Prefeitura vem desenvolvendo projetos de revitalização do Centro Histórico que caminham ao lado das ações de segurança pública. Segundo ele, a ocupação qualificada dos espaços públicos, a implantação de novos equipamentos municipais e o trabalho integrado com o Governo do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Militar contribuem para devolver vitalidade à região central.

Leia Também:  Atualize a caderneta de vacinação: saiba onde e quando vacinar em Cuiabá

Durante a cerimônia, a vereadora Samantha Íris destacou a importância de reconhecer os policiais que atuam diariamente no Centro Histórico e afirmou que Cuiabá tem demonstrado respeito e valorização às forças de segurança por meio de ações concretas e homenagens públicas.

O comandante da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Moraes, agradeceu a iniciativa da vereadora e destacou que a valorização fortalece o trabalho da tropa.

“Quero agradecer à vereadora Samantha por esse reconhecimento. Nossos policiais trabalham diariamente para tornar o Centro Histórico mais seguro. Os índices de roubos e furtos vêm diminuindo e hoje o índice de homicídios na região é praticamente zerado. Esse resultado é fruto da dedicação dos policiais e da parceria com a comunidade e os comerciantes”, afirmou.

O comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, também enalteceu a iniciativa, afirmando que o reconhecimento fortalece a motivação dos policiais que atuam diariamente na proteção da população cuiabana.

Ao final da solenidade, o prefeito Abilio Brunini e a vereadora Samantha Íris receberam homenagens entregues pelo comandante da 21ª CIPM, tenente-coronel Marcelo Moraes, e pelo comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, em reconhecimento ao apoio institucional prestado às forças de segurança e às iniciativas desenvolvidas em favor da segurança pública em Cuiabá.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega 800 títulos definitivos de propriedade no bairro Parque Nova Esperança II

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, entre elas o vice-presidente da Fecomércio, Jedeon Sampaio Silva; a subprefeita do Centro Histórico, Andrea Barros; o diretor da Associação Comercial de Cuiabá, Diogo Geraldino; o vereador Dilemário Alencar, além de representantes da sociedade civil e da Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA