Sinop

Prefeitura de Sinop e parceiros do projeto Meio Ambiente Itinerante recebem moção da Câmara dos Deputados

Publicado em

A Prefeitura de Sinop e parceiros do projeto Meio Ambiente Itinerante receberam, nesta quarta-feira (22), uma moção de aplausos da Câmara dos Deputados. A homenagem ocorreu após indicação da deputada federal Coronel Fernanda, em reconhecimento à contribuição da iniciativa para a educação ambiental no município e na região. A solenidade de entrega foi realizada pela manhã, na Unifasipe Aquarela das Artes, e reuniu autoridades, representantes de instituições parceiras e estudantes.

Participaram da cerimônia de entrega o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, a deputada federal Coronel Fernanda e o deputado estadual Faissal Calil, que já havia concedido homenagem semelhante ao projeto em 2025, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Criado em março de 2023 pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto Meio Ambiente Itinerante já ultrapassou 115 mil atendimentos. A iniciativa começou na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe e ampliou a atuação para escolas estaduais, escolas municipais de educação infantil, escolas municipais de educação básica e instituições de ensino superior.

O projeto conta com mais de 20 parceiros e envolve estudantes de diferentes faixas etárias em atividades educativas voltadas à preservação ambiental. A programação inclui trilhas guiadas, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, palestras temáticas, visitas ao Parque Florestal e Botânico e ações desenvolvidas em parceria com instituições públicas e privadas.

Leia Também:  Projeto Bombeiros do Futuro forma 48 alunos da rede pública de Sinop

O prefeito Roberto Dorner destacou a importância da homenagem e o papel da administração municipal na execução do projeto. “Hoje é um dia importante. Estamos recebendo uma moção de aplausos da deputada federal. Para nós, isso representa um incentivo muito grande aos colaboradores, à nossa equipe e a todos que contribuem com o meio ambiente. A Prefeitura, com esse projeto à frente, busca sempre fazer o melhor, assumindo responsabilidades e garantindo condições para que o projeto itinerante aconteça. Nosso objetivo é conscientizar as crianças de que o futuro depende de uma educação ambiental de qualidade”, afirmou.

A deputada federal Coronel Fernanda ressaltou a relevância da iniciativa e a parceria com o município. “Nós precisamos sempre reconhecer aqueles que fazem a diferença no município. O prefeito Roberto Dorner tem sido um grande parceiro. Todas as emendas que encaminhei foram executadas com propósito. Estamos destinando novos recursos para a saúde e também para a educação ambiental. O compromisso da gestão com essas áreas demonstra responsabilidade e foco no desenvolvimento do município”, disse a parlamentar.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, falou sobre o alcance do projeto e a importância da participação dos parceiros. “Hoje é um dia muito especial e importante para nós. Receber uma moção da Câmara Federal pelo projeto Meio Ambiente Itinerante representa o reconhecimento de um trabalho construído com união. O projeto nasceu com uma proposta simples e ganhou dimensão ao longo do tempo. Já alcançamos mais de 115 mil atendimentos e ampliamos a atuação para outros municípios. Esse resultado mostra que, com parceria e dedicação, é possível transformar a educação ambiental e gerar impacto positivo na sociedade”, pontuou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza reunião para definir ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Receberam, também, a moção de aplausos pela parceria na execução do projeto, durante a solenidade: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Águas de Sinop, UHE Sinop, UFMT Campus Sinop, SANORTE Sinop, Inpasa Sinop, Via Brasil 163 Sinop, Recicla Sinop Pneus e Ambiental, Ecosupply Sinop, Grupo Canaã Norte de Sinop, Nós Reciclamos – J. Testa de Sinop, Energisa Sinop, DRE Sinop, Unifasipe, Marinha do Brasil, 11º Batalhão de Polícia Militar, 4º Batalhão de Bombeiro Militar e 4ª Companhia Independente da Polícia Militar de Proteção Ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop entrega 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quinta-feira (25) a entrega de 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município. A solenidade ocorreu na sede da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs) e reuniu agricultores, representantes do Executivo, do Legislativo, lideranças rurais e entidades ligadas ao setor.

Os equipamentos beneficiarão associações e cooperativas da agricultura familiar, com foco na ampliação da capacidade de produção, na mecanização das pequenas propriedades e no incentivo à agroindustrialização. Entre os itens entregues estão 12 motocultivadores (tratoritos), 12 carretas simples (carretinhas), cinco trituradores de grãos secos, três despolpadeiras industriais de frutas, duas envasadoras/embaladoras automáticas e um perfurador de solo.

As entregas contemplaram entidades como a Associação Feira da Agricultura Familiar de Sinop (AFAFS), Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais de Sinop, Funvida Nossa Senhora de Fátima, Centro de Restauração de Vidas Ebenezer, Associação dos Feirantes de Sinop, Associação das Mulheres da Agricultura Familiar Loni Schumann, Associação Cantinho da Floresta, Associação Comunitária Rural Brígida, Associação de Mulheres Produtoras Rurais da Gleba Mercedes V e Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Gleba Mercedes V.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que os investimentos reforçam o trabalho desenvolvido pelo município em apoio aos pequenos produtores e reconheceu as parcerias firmadas para ampliar os investimentos no setor. “Muito importante essa entrega. São 12 implementos para a agricultura familiar, além de tudo que o município já tem conseguido destinar para a agricultura familiar. Sinop é uma cidade que tem vocação para pequenas propriedades. Então, existem muitas pessoas que sobrevivem e vivem do campo, além de produzir alimento de qualidade. A Prefeitura tem sempre focado em atender as demandas dessa classe e fortalecer o setor”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop oferece curso gratuito de Culinária Especial pelo Qualifica Turismo

O vice-prefeito também agradeceu o apoio de parlamentares e do Governo do Estado na destinação de recursos para o município. “Agradeço ao Governo do Estado, ao deputado Dilmar Dal Bosco, aos deputados federais, como o Juarez Costa, ao senador Jayme Campos e ao ministro Carlos Fávaro, que têm sempre destinado recursos para infraestrutura, mas também para a agricultura em nível federal para o nosso município. É importante enaltecer o trabalho de todos em prol desse setor tão importante no nosso município, que deve se fortalecer cada vez mais para dar qualidade de vida ao campo, qualidade de vida na alimentação da população e renda, para que todos os nossos produtores se fortaleçam cada vez mais”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, explicou que parte dos equipamentos foi conquistada por meio de parceria com o Governo de Mato Grosso e outra parte foi adquirida com recursos próprios do município, resultado de economia realizada pela secretaria. “Nós estamos entregando hoje equipamentos que conquistamos junto ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco e junto à Secretaria de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso. São equipamentos para a futura indústria da agricultura familiar, na transformação da fruta em suco e polpa. Com recursos próprios, economizamos e, seguindo a determinação do prefeito Roberto e do vice-prefeito Paulinho, acabamos adquirindo 12 tratoritos com carretinha e enxada automática para atender os pequenos produtores rurais”, pontuou.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco afirmou durante o evento que os investimentos na agricultura familiar cresceram nos últimos anos. “Primeiramente, agradeço a Deus a oportunidade de voltar aqui à nossa cidade de Sinop. Eu, atentamente, tenho colocado ao Governo do Estado de Mato Grosso a importância do investimento na agricultura familiar. Estou no quarto mandato e nunca tinha visto o Governo investir tanto na agricultura familiar. Nós já destinamos mais de R$ 800 milhões em entregas para a agricultura familiar nos 142 municípios de Mato Grosso. Para mim, é importante quando o estado investe na agricultura familiar”, disse o deputado estadual.

Leia Também:  Torneio de Pesca tem participação de mais de 400 competidores entre barcos e caiaques com R$100 mil em prêmios

O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Luis Carlos Cortes, ressaltou que os equipamentos representam um avanço para os cooperados. “Essa entrega é muito gratificante. Quando falamos em cooperativismo, isso vai dar uma importância grande para os nossos cooperados. Nós estamos com mais de 120 cooperados hoje na cooperativa. Para eles, essa entrega brilhou os olhos. A gente sempre gosta de fazer o bem para todo mundo. Outra questão também é agradecer a oportunidade do seu Roberto, do Paulinho e dos próprios vereadores, pelo esforço para buscar recursos para a agricultura familiar”, agradeceu.

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Moisés do Jardim do Ouro, destacou que a aquisição dos motocultivadores ocorreu com recursos próprios da Prefeitura e reforçou o impacto dos equipamentos para os pequenos produtores. “O recurso para a entrega desses 12 tratoritos é recurso próprio da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma economia de R$ 170 mil possibilitou a compra dos 12 tratoritos. Isso vai trazer uma agilidade muito maior para o pequeno agricultor. Parece uma ação pequena, um tratorito desse parece pouca coisa, mas não é pouco. Para quem está lá na ponta, isso fomenta a agricultura familiar. Parabéns a todos os envolvidos que possibilitaram atender hoje essas comunidades, que representam vários moradores e vários pequenos produtores da agricultura”, afirmou o vereador.

Confira mais fotos dessa importante entrega: https://www.flickr.com/photos/prefeituradesinop/albums/72177720334398638

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA