CUIABÁ

Alunos de Cuiabá celebram Dia do Rock com série de canções e homenagens

Publicado em

Em homenagem ao gênero musical do rock, estudantes da Escola Municipal Octacílio Sebastião da Cruz, localizada no bairro CPA III, com idades de 4 a 11 anos, participaram, na última segunda-feira (15), nos períodos matutino e vespertino, de uma intensa programação em homenagem a artistas nacionais e internacionais.

O evento é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o banco cooperativo Sicredi, relacionada ao projeto “União Faz a Vida”. Confira, no final do texto, a relação de apoiadores.

No total, mais de 150 estudantes participaram do evento, marcado por canções em tributo a ícones do rock nacional, como Renato Russo, Cazuza, Raul Seixas, e a bandas históricas como Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, entre outras.

Também foram tocadas canções de bandas e artistas internacionais como Beatles, Rolling Stones, Queen, Nirvana, Iron Maiden, Led Zeppelin, Ramones, entre outros. A banda cuiabana “Ponte de Ferro” participou exibindo clássicos do rock e ensinando aos alunos acordes de violão, baixo, guitarra e bateria.

Embora o Dia do Rock seja celebrado mundialmente em 13 de julho, o professor de música Roberto Viana, um dos idealizadores do projeto, trata o rock como um gênero musical a ser celebrado todos os dias, pela importância cultural, social e até científica.

Leia Também:  Benedicto Miguel Calix Filho

“O rock transcende o tempo e conecta gerações. Esse evento é planejado para trabalhar o conhecimento e a cultura, despertar a curiosidade e a imaginação. Estamos na terceira edição e é um dos dias mais belos da escola. É manifestada a cultura com a participação expressiva de alunos e professores”. afirma.

A diretora Elaine Cristina de Souza Penas agradeceu aos parceiros e ao empenho dos professores e alunos para o evento de celebração do rock. “É um dia marcado pela união, amizade e muita cultura. Cabe à escola dar vida e levar conhecimento nas atividades extraclasses. O resultado é muito positivo”.

Homenagem póstuma e aprovação infantil

A celebração do rock também foi marcada pela homenagem ao professor de Artes e músico João Batista Pinto Neto, que atuou na escola há 17 anos e faleceu este ano após sofrer um infarto fulminante.

Alunos e professores formaram a ciranda do rock. Também houve uma apresentação de skate na quadra. No espaço, havia ainda tambores com materiais recicláveis produzidos pelos estudantes, com detalhes em tinta. Violões, antes em estado precário, foram pintados de branco e receberam pintura das mãos das crianças e adolescentes.

Leia Também:  Secretário de Saúde dá posse à diretora administrativa do antigo Pronto-Socorro e garante valorização dos profissionais

A estudante do 5º ano A, Ester Silva, tocou flauta com clássicos do rock sob orientação dos professores. Ela aprova a celebração do Dia do Rock. “É muito legal porque a gente se une com os colegas e conhece muita música”.

O estudante do 5º ano B, Murilo Henrique, também compartilha do mesmo sentimento. “É a segunda vez que eu participo. Aprendi a tocar flauta e descobri, com a ajuda do professor, que existem muitas músicas boas de rock”.

Colaboradores

O banco cooperativo Sicredi doou três violões, três guitarras, 25 flautas doces e 25 estantes de partitura. O Instituto Planeta em Pauta contribuiu com o pagamento dos músicos.

Também apoiaram o evento a Federação de Skate e a Pollycredi, esta última por meio do engajamento nas redes sociais. A Secretaria Municipal de Educação também apoiou o evento e contou com o apoio da equipe MegaSom.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Colégio Coração de Jesus conquista título do futsal feminino categoria A nos 49º Jogos Estudantis Cuiabanos

Published

on

A final do futsal feminino da categoria A (15 a 17 anos) dos 49º Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) definiu, nesta quinta-feira, a equipe campeã da competição. Em partida disputada no Ginásio Verdinho, em Cuiabá, o Colégio Coração de Jesus venceu por 3 a 0, garantiu o título municipal e a vaga para representar a capital na etapa estadual dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, no dia 25 de junho.

Promovidos pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os JECs reúnem estudantes de escolas públicas e particulares da capital e integram o calendário esportivo estudantil do município. Os campeões da fase municipal avançam para a etapa estadual e, em caso de classificação, seguem para a fase nacional dos Jogos Estudantis.

O secretário-adjunto de Esportes, Pablo Queiroz, destacou que a competição representa o início da trajetória esportiva de muitos estudantes e reforça a importância do esporte escolar para o município.

“Os Jogos Estudantis são a competição mais importante do calendário esportivo de Cuiabá. É aqui que começa o caminho dos atletas, passando pelas etapas estadual e nacional, fortalecendo o esporte e incentivando novos talentos”, explicou.

Leia Também:  Benedicto Miguel Calix Filho

Após a conquista, o treinador do Colégio Coração de Jesus, Gustavo Antônio da Cunha, avaliou o desempenho da equipe na decisão e destacou a continuidade do trabalho de formação das atletas.

“Final é sempre um jogo equilibrado. As meninas sentiram um pouco a pressão, mas conseguiram se impor e construir o resultado. Agora seguimos o trabalho com as categorias de base e a expectativa é contribuir também com a formação da seleção que representará Cuiabá”, disse.

A equipe campeã agora se prepara para disputar a etapa estadual, representando o município na busca por uma vaga na fase nacional dos Jogos Estudantis.

Além da realização dos JECs, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, mantém ações permanentes de incentivo ao esporte, beneficiando mais de 2,3 mil crianças e adolescentes em diferentes modalidades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA