CUIABÁ

Cuiabá Prev recebe gestores de Maceió em agenda institucional sobre gestão previdenciária

Publicado em

Representantes da Maceió Previdência realizaram uma visita técnica ao Cuiabá Prev, reforçando o intercâmbio de experiências entre regimes próprios de previdência social (RPPS) de diferentes regiões do país. A comitiva foi recebida, nesta semana, pelo secretário adjunto do instituto cuiabano, Fernando Jorge Mendes de Oliveira.

A agenda teve como foco a troca de informações sobre governança, controle interno, sustentabilidade financeira e atuarial, pilares considerados essenciais para garantir segurança aos servidores públicos, aposentados e pensionistas.

O diretor-presidente da Maceió Previdência, Guilherme Emanuel Lanzillotti Alvarenga, explicou que a instituição alagoana tem intensificado visitas técnicas a outros RPPS com o objetivo de aprimorar continuamente sua gestão. “Estamos buscando qualificação e aperfeiçoamento constantes por meio da troca de ideias. Nosso foco é fortalecer a governança, o controle interno e assegurar a sustentabilidade financeira e atuarial, garantindo uma previdência sólida para todos os nossos servidores”, afirmou.

Também integrou a comitiva o diretor de governança, Rafael Calheiros, que acompanhou as apresentações técnicas sobre a estrutura organizacional e os mecanismos de fiscalização adotados em Cuiabá.

Reconhecimento e troca mútua

Para o secretário adjunto Fernando Jorge Mendes de Oliveira, a visita de representantes de outros estados demonstra que o trabalho desenvolvido em Cuiabá segue na direção correta. “Receber gestores de diferentes regiões do país é um sinal claro de reconhecimento. Esse intercâmbio é fundamental para o aprimoramento das instituições. Ao mesmo tempo em que apresentamos nossas práticas, também aprendemos com as experiências de Maceió, o que contribui para tornar a previdência de Cuiabá cada vez mais sólida e consistente”, destacou.

Leia Também:  Donos de vans tem até 31 de março para regularizar veículos

Fernando ressaltou que o maior beneficiário desse processo é o servidor público e, consequentemente, a sociedade. “Estamos falando de um sistema que é sustentado pelos servidores e também pela sociedade, por meio dos impostos. Quanto mais eficiente e transparente for a gestão, maior será a segurança para todos”, pontuou.

Referência nacional

Não é a primeira vez que o Cuiabá Prev recebe delegações interessadas em conhecer seu modelo de gestão. Nos últimos anos, representantes da Paraíba Previdência, do Fundo de Previdência de Barra do Garças e do Instituto de Previdência de Jundiaí, entre outros, também estiveram na capital mato-grossense para conhecer práticas administrativas e estratégias voltadas ao equilíbrio financeiro e atuarial.

Ao longo desse período, o Cuiabá Prev consolidou certificações e reconhecimentos importantes, como a ISO 9001 por vários anos consecutivos e o selo Pró-Gestão, além de iniciativas voltadas à transparência e à modernização administrativa. O modelo adotado busca eficiência operacional sem onerar o caixa do município, aliando práticas de gestão pública a métodos de controle e planejamento típicos da iniciativa privada.

Segurança para o servidor

Leia Também:  Craques da Natureza: Prefeitura troca mudas plantadas por figurinhas da Copa no domingo (21)

Responsável pela gestão previdenciária dos servidores da Prefeitura de Cuiabá, o instituto tem como missão assegurar o pagamento regular e pontual de aposentadorias e pensões, além de manter o equilíbrio financeiro necessário para garantir direitos no presente e no futuro.

A atual gestão tem reforçado o compromisso com a responsabilidade fiscal e o cumprimento rigoroso das obrigações mensais, assegurando estabilidade aos segurados. A visita da equipe de Maceió reforça a posição de Cuiabá no cenário nacional como referência em gestão previdenciária municipal, um reconhecimento que, segundo Fernando, “aumenta ainda mais a responsabilidade de mantermos um trabalho técnico, transparente e comprometido com quem mais importa, o servidor público”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia Também:  Estado desrespeita Termo de Compromisso e prefeito antecipa repasses à ECSP e evita paralisação da UTI infantil

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA