CUIABÁ

Emanuel Pinheiro entrega Orla do Porto II, homenageia Dante de Oliveira e Jejé de Oyá e lembra: “Cuiabá não está mais de costas para o rio”

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite dessa quinta-feira (3), mais uma obra que resgata a história, fomenta o turismo, valoriza o Rio Cuiabá, além de potencializar à economia da Capital: a Orla do Porto II. A inauguração contou com a presença de familiares e amigos do ex-governador, Dante de Oliveira (falecido em 2006) e do primeiro colunista social de Mato Grosso, Jejé de Oyá (falecido em 2016), ambos foram homenageados com duas estátuas do  artista plástico,  Alair Fogaça. A entrega do mais novo cartão postal contou ainda com  uma apresentação da dupla sertaneja Jonathan e Adam.

“A obra glamouriza mais ainda a nossa Cuiabá, uma cidade cada vez mais charmosa. É a valorização do Rio Cuiabá, e é um compromisso nosso potencializar a Avenida Beira Rio e começar a fomentar o desenvolvimento da Capital, de frente para o rio. A  cidade foi se desenvolvendo sem nenhum planejamento e  de costas para o  rio, o nosso maior patrimônio cultural. A requalificação da Orla do Porto II  valoriza à avenida Beira Rio, mas o rio Cuiabá e toda a Orla do Porto. Estamos demonstrando todo nosso amor ao maior patrimônio natural que é o nosso rio. Vamos  fomentar o lazer, a cultura e o turismo da nossa cidade. Importante dizer que essa obra é um convênio com a Caixa Econômica  Federal viabilizado em 2012 pelo então deputado federal, Wellington Fagundes e pelo deputado Murilo Domingos (in memoriam).  Quando fui eleito prefeito da nossa cidade em 2016,  Fagundes me trouxe aqui, e falou, pensa no  absurdo que existe em Cuiabá, desde 2012 o  recurso está na conta para o Cais do Porto e para o Mercado do Porto, este último, ao qual vamos entregar no final do ano. E   tivemos uma grande luta para salvar este convênio,  com o deputado federal Emanuelzinho e com o senador Jayme Campos, conseguimos manter esse recurso após 10 anos. Passou todo o governo do meu antecessor e esse dinheiro estava na conta. Quando assumi e comecei essa luta para  concluir um dos mais belo cartões postais da nossa cidade.  Aqui era um matagal, jogado as traças e hoje, a população recebe este belíssimo ponto turístico”, discursou o prefeito Emanuel. 

Leia Também:  Australiano se encanta por Cuiabá e é recebido pelo prefeito Emanuel Pinheiro no Palácio Alencastro

O prefeito lembrou ainda dos homenageados: “Uma noite de homenagem, um dos maiores cuiabano dos últimos tempo, Dante Martins de Oliveira, que merece  essa homenagem, para lembrarmos do que ele representa para nós como  grande político, deputado estadual, federal, prefeito da Capital e governador, além de ministro de estado. Eu escolhi o Dante como símbolo da nossa política e pela saudade que temos dele até hoje. Se vivo estivesse, seria uma grande referência e grande liderança. E a segunda homenagem,  fizemos à  cultura cuiabana, e ninguém melhor do que  o primeiro colunista social do nosso estado, Jejé de Oyá,  essa figura  folclórica, extraordinário,  e que nunca se envergonhou de sua pele,  das suas raízes humilde, da sua sexualidade. Jejé foi um talento natural, cuiabano que conquistou toda a sociedade cuiabana por décadas. São dois ícones imortais. E esse espaço vai ser batizado como “Espaço das Diretas  Já”, citou o prefeito. 

Viúva do ex-governador, Dante de Oliveira, a ex-prefeita do município de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro e lembrou que a construção da Orla do Porto era um sonho do ex-gestor.

“Nós estamos extremamente felizes. O prefeito está sendo carinhoso e atencioso como sempre. Isso  aqui era um sonho dele e temos somente a agradecer. Estamos orgulhosos por isso e por toda história que o Dante deixou. Era o seu sonho fazer com que essa Orla fosse urbanizada como o prefeito está fazendo hoje”. 

O secretário de Obras Públicas e vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa, acrescentou que a construção  do espaço irá garantir a preservação do rio e vai valorizar o potencial turístico da cidade.

” É uma justa homenagem ao Dante e ao Jejé de Oyá. Quero parabenizar a todos os trabalhadores que fizeram essa obra e os trabalhadores da Limpurb que estiveram aqui organizando tudo para essa inauguração. Esse espaço poderia ser melhor e valorizado se estivéssemos com o VLT, pois, teríamos uma estação aqui próximo. Temos esse rio que é nossa maior riqueza, mas, que tem alguns que  querem construir hidrelétricas no nosso rio, mas não vamos deixar isso acontecer. Queremos um rio limpo, com esgoto tratado. E a nossa gestão vai garantir isso até o final da gestão teremos  100% do esgoto tratado”, completou. 

Leia Também:  "Estou impressionada com o nível de atendimento de um hospital público", elogia filha de paciente internado no HMC

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Júnior Leite,  detalhou a qualidade da obra e dos benefícios que ela trará a Cuiabá. “A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está virando a cidade para o rio Cuiabá, com a Orla II. O cidadão cuiabano que vem para Capital tem um local para que ele contemple o rio. A qualidade desta obra é inquestionável. Temos um espaço moderno e a manutenção será econômica, o mobiliário é do mesmo forncedor  do  Museu do Amanhã (RJ) e  da  nova Orla Maceió (AL). Estamos usando os mobiliários urbano mais moderno e teremos menos manutenção para realizar. Estamos na entrada da cidade e todos que vem do Aeroporto Marechal Rondon, vai se deparar com esse espaço espetacular”, concluiu. 

Participaram também do ato de entrega o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Jucá do Guaraná, o deputado Carlos Avallone,  secretariado, a vereadora Maria Avallone, o vereador Chico 2000,  o vereador Adevair Cabral, vereador Sargento Vidal. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho também foi ao local conhecer a nova estrutura turística e de lazer entregue à população cuiabana.

 

SOBRE A OBRA 

São mais de 600 metros de extensão, equiparados por pista de caminhada, academia ao ar livre, ciclovia, arborização e vagas de estacionamento, oportunizando à população momentos inesquecíveis de lazer. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Obras. por meio da aplicação do aporte de aproximadamente R$ 3,4 milhões. 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Cuiabá celebra o 'Dia Internacional dos Avós' com uma programação especial

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Prefeito entrega mais dois projetos de lei do Plano Diretor para a Câmara Municipal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA