CUIABÁ

Inauguração do Mercado do Porto: autoridades políticas prestigiam entrega há muito aguardada pelos feirantes e destacam empenho da gestão

Publicado em

Diversas autoridades participaram da inauguração do novo mercado Antônio Moysés Nadaf, popular Mercado do Porto, entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na manhã desta sexta-feira (21). O novo espaço era aguardado pelos feirantes há mais de 30 anos. O gestor da capital anunciou que no primeiro semestre do ano que vem, nas comemorações dos 305 anos da cidade, entregará as obras da segunda fase do espaço. A nova estrutura, conforme o prefeito, será um dos maiores legados da gestão e vai tirar de lado o complexo de inferioridade e comparar Cuiabá aos melhores grandes centros do país. “Cuiabá não nasceu para ser cauda. Nasceu para ser cabeça”, declarou ele.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, essa obra é muito importante porque resgata a história da cuiabania. “Eu morei aqui perto e aqui, já foi o campo do Bode e, depois, virou a feira. Essa obra vem para resgatar a necessidade desse povo que vai trabalhar com dignidade e vai dar condições para as pessoas comprarem mais neste local. Agora, também, vai ser dada continuidade nesse movimento de feira que é muito antigo e que a população cuiabana gosta. E nesta gestão está sendo entregue esse sonho cuiabano, parabéns ao prefeito Emanuel Pinheiro”, disse o presidente da ALMT.

Deputado estadual, Wilson Santos, também comentou sobre a relevância de uma obra desta magnitude para uma capital. “É um ponto de venda de hortifrúti e um local de encontro da cuiabania e um resgate histórico. Mais que um mercado, aqui é um local de reencontros de cultura. Parabéns ao prefeito por estar entregando essa obra muito importante”, elogiou.

Para o deputado estadual, Júlio Campos, hoje é um dia de festa para a cuiabania em comemoração à primeira etapa do Mercado Municipal. Quem não conheceu Nadaf, passa a conhecer agora, pois, ele foi vereador, deputado estadual, federal, presidente do Banco da Amazônia, um homem que prestou muitos serviços a Mato Grosso, muito honesto e uma pessoa que conheci e passei a admirar. Quando fui estudante de agronomia, fui até a ele em Belém e ele conseguiu 50 bolsas de estudos para alunos de Mato Grosso, que estudavam em Goiânia. Parabéns aos seus familiares. Quero parabenizar em nome do senador Jayme Campos e da família Campos o prefeito Emanuel Pinheiro por esta obra ciclópica e histórica, não é qualquer cidade que tem um mercado municipal com esse gabarito. Quero dizer a vocês que foi uma grande parceria entre a bancada federal da legislatura passada e o prefeito que concluiu este espaço belíssimo. Parabéns aos envolvidos. Recebe Emanuel o apoio e solidariedade em todos os momentos, estivemos com você nas vitórias e nas redotas. O prefeito Emanuel tem feito uma gestão de muito trabalho e que vai ser reconhecido pela população cuiabana”, discursou ele.

Leia Também:  O ouro marcou a origem de Cuiabá, enquanto o agronegócio impulsiona seu futuro

O deputado estadual, Juca do Guaraná, destacou o resgate histórico da cultura cuiabana com a entrega da primeira etapa do Mercado do Porto. “É um presente para Cuiabá, é uma homenagem aos nossos costumes e gastronomia. Esse mercado municipal vem acompanhando o crescimento da nossa cidade. E quando entregar a segunda etapa, vai ser um dos melhores mercados municipais do Brasil”, concluiu.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000, lembra que a entrega da 1ª etapa do Mercado do Porto significa dignidade aos cuiabanos. “O nome desta obra é respeito. Respeito àqueles que subsistem dessa atividade, àqueles que vêm aqui fazer a sua feira semanal, respeito à cuiabania, que vem nos sábados de manhã, aos domingos de manhã tomar café e encontrar-se com os amigos”, disse o presidente.

Outras autoridades que prestigiaram a solenidade de entrega da obra, entre eles estavam: o deputado federal, Emanuelzinho, os secretários de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, de Cultura, Esporte e Lazer Aluízio Leite Paredes; de Educação, Edilene de Souza Machado; de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Hellen Janayna Ferreira de Jesus; de Ordem Pública, Leovaldo Sales; de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa; de Governo, Wilton Coelho Pereira, de Habitação e Regularização Fundiária, Macrean dos Santos, de Planejamento, Éder Galiciani, de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, da Secretaria da Mulher, Cely Almeida, a Procuradora Geral, Juliette Caldas Migueis e o Ouvidor Geral, Jessé França. Também compareceram ao evento a vereadora Maria Avalone, Sargento Vidal, Chico 2000, Maysa Leão, Dr. Ricardo Saad substituindo Renivaldo Nascimento, Luis Claudio, Maysa Leão, Marcus Brito, Cezinha Nascimento, Kero Kero, o diretor-regulador-ouvidor da Arsec, Zito Adrien e o representante da Águas Cuiabá, Adalberto Cavalcante.

Leia Também:  CGM reforça orientações do TCE-MT sobre transparência e controle de Emendas Parlamentares

Estrutura:

Ao todo, o espaço que concretiza um sonho de mais de trinta anos será moderno, conta com dois pisos, os banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Ainda foram instalados 19 climatizadores na parte interna, além de dispor de rampas, dois elevadores, uma estrutura completa e totalmente em acordo com as exigências sanitárias para a produção de linguiças artesanais e também para a desossa, garantindo comodidade aos trabalhadores e aos visitantes. O espaço também conta com uma rampa destinada exclusivamente para o atendimento aos 18 restaurantes e lanchonetes, que irão funcionar no segundo piso do empreendimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Parceria entre gestão Emanuel Pinheiro e MP transforma bolsão de lixo no CPA III e nova praça pública

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Trecho do Viaduto da Miguel Sutil vai ter restrições nesta quinta (24)

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA