CUIABÁ

Operação Telefone sem Fio prevê a retirada de mais de 1,5 toneladas de fios na Av. Isaac Póvoas

Publicado em

O Dia D da Operação Telefone Sem Fio 2026, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Energisa, está acontecendo neste domingo (8), na Av. Isaac Póvoas. A previsão é que mais de 1,5 tonelada de fios seja removida, garantindo a segurança e acabando com a poluição visual. A operação é contínua e atenderá outros pontos da região central após o carnaval. O trabalho segue até a conclusão da retirada na extensão da avenida.

Há critérios a serem seguidos, e os cabos que estão fora das normas estão sendo removidos, como, por exemplo, os que estão baixos. A norma estabelece uma altura de 4,5 m, cabos próximos à rede energizada, além daqueles que estão em desuso.

Além das reclamações constantes de moradores quanto ao “emaranhado” de fios que poluem o visual da cidade, há riscos de curto-circuito e risco para condutores de veículos e pedestres.

As operadoras de telefone e provedoras de internet foram notificadas há cerca de 30 dias pela Energisa para providenciar a identificação, bem como a remoção dos fios em desuso, conforme a responsabilidade de cada uma. A situação já foi alvo, inclusive, de uma CPI na Câmara Municipal de Cuiabá.

“O que os responsáveis não fizeram nós estamos fazendo. E a CPI não virou pizza, virou política pública, resultando em trabalho efetivo da Câmara”, frisou a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares.

Muitos cidadãos que passaram pelo local durante a operação elogiaram a iniciativa e ressaltaram que a operação deve ser estendida para toda a cidade, incluindo bairros.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá lamenta falecimento do lutador Rodiney Rubens

“Tem que tirar tudo mesmo. Eu queria que fossem lá na Av. Filinto Muller também. Tá feio de fio solto lá”, disse Anatália Silva Figueiredo, moradora do bairro Quilombo.

“Ficou outro visual, parece que até clareou mais. Estava feio, sem falar na sensação de segurança que transmite agora. Nos bairros também tem fios caindo, pendurados. Seria bom que fossem também nos bairros”, pontuou Flávia Cleia Silva Pinto, moradora do CPA.

Outro morador disse que “há muito tempo precisava fazer isso”, ao se referir à retirada dos fios. Ele preferiu não se identificar.

O diretor da Energisa, Jorge Henrique Sírio, destacou a importância dos esforços da população, da Energisa e da Prefeitura para a realização de uma ação desse porte. “Uma ação como essa é sempre muito complexa, porque sabemos que pode ter impacto para a sociedade, por conta de internet e telefone. Mas é muito importante ter a consciência do trabalho. É uma ação de segurança, porque os fios, do jeito que se encontram, têm risco de fogo e tendem a atrapalhar a rede da Energisa. Não conhecemos a malha que é feita, então as empresas precisam ter consciência de resolver isso. Fizemos fiscalização, notificações, e as empresas não responderam como deveriam. A sociedade não aguenta mais isso, ela quer uma resolução para o problema, e a Energisa está junto nisso e vai fazer esse trabalho sempre que necessário de regularização, não só em Cuiabá, como no interior”, declarou.

Leia Também:  Servidores da Assistência Social participam de curso de qualificação nesta sexta-feira (28)

Ele também agradeceu a estrutura da Prefeitura de Cuiabá na ação, com agentes de trânsito e de segurança pública da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, que ajuda o trabalho a fluir melhor e a se comunicar com a população.

DIA D

Além das ações específicas desencadeadas no Dia D, a Energisa realiza um trabalho contínuo e rotineiro de regularização de cabos de telecomunicação, contando com quatro equipes exclusivas dedicadas a essa atividade. As ações são direcionadas principalmente aos pontos mais críticos, onde há situação de risco, como cabos oferecendo perigo ao trânsito ou à segurança da população.

Nos casos que exigem maior apoio operacional, especialmente na região central, são realizados mutirões. Em 2025, foram retiradas aproximadamente 13 toneladas de cabos irregulares.

A população pode denunciar por meio do Web Denúncias da Sorp (sorp.cuiaba.mt.gov.br) ou pelo aplicativo da Energisa, podendo subsidiar ações pontuais. “Escolhemos a região central, tendo em vista situações alarmantes e por ser alvo de muitas reclamações. A participação da população é muito importante nos canais de denúncia da Prefeitura, em especial, porque ajuda a gestão a pautar a Energisa para outras ações concentradas, como a realizada na região central. O Web Denúncias é georreferenciado, o que facilita saber onde é a região mais denunciada, com mais reclamações”, explicou a secretária Juliana Palhares.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  Show das Águas é retomado e entra na fase final de testes para funcionamento completo

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Festival da Pamonha atrai 24 mil visitantes em quatro dias de festa

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA