CUIABÁ

Prefeito atende demandas da Associação de Cegos e reforça compromisso com a inclusão

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e o secretário de Inclusão e Acessibilidade, Andrico Xavier, receberam representantes da Associação Mato-grossense de Cegos (AMC) na sala de reuniões do sétimo andar da Prefeitura. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas da entidade e solucionar pendências do ano passado.

A principal reivindicação, que tratava da cedência de servidores da Secretaria de Educação para a educação inclusiva de cegos na rede pública, foi atendida prontamente pela gestão municipal. O atendimento das demandas foi comemorado pelos representantes da AMC, que destacaram a importância do diálogo para o fortalecimento da inclusão.

“Este encontro demonstra que a inclusão é uma das nossas prioridades. Estamos comprometidos em garantir que todos os cidadãos tenham acesso às oportunidades que merecem, e é isso que norteia nossa gestão. Tudo que precisarem pode conversar com o Andrico que estamos de portas abertas”, afirmou o prefeito Abilio Brunini, ressaltando a importância de iniciativas como essa para promover igualdade.

O secretário Andrico Xavier reforçou o posicionamento da gestão. “Nosso compromisso é trabalhar para que ninguém fique para trás. A educação inclusiva é um direito, e a Prefeitura está aqui para garantir que ele seja cumprido. Esse é apenas o começo de um trabalho ainda maior que queremos realizar junto à AMC e outras entidades. O diálogo já foi iniciado junto à Secretaria de Municipal de Educação”, comentou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá disponibilizará quatro linhas gratuitas para a população acompanhar o show da virada

O diretor de qualificações da AMC, Luciano Marcelo de Campos, também celebrou a resposta rápida do poder público. “Foi um encontro muito proveitoso. O prefeito e o secretário nos atenderam prontamente e aprovaram as nossas reivindicações, especialmente a cedência de servidores efetivos do município para o trabalho na Associação. Esse suporte é fundamental para o desenvolvimento das atividades voltadas aos deficientes visuais.”

A decisão atende uma solicitação feita ainda no fim do ano passado, que agora se torna realidade. Para a AMC, o apoio da Prefeitura é um marco para a ampliação das ações de educação inclusiva na capital mato-grossense.

#PraCegoVer

A foto mostra um grupo de 7 pessoas posando para a imagem. No centro o prefeito Abilio Brunini usa camisa cinza, está sorrindo e com um dos punhos serrados, demonstrando força. Ao lado direito dele, o secretário Andrico usa camisa social branca com mangas longas. À esquerda do prefeito estão 3 representantes da Associação Mato-grossense de Cegos. Todos sorriem. À esquerda de Andrico está o repórter da Secom, Ulisses Lalio e o estagiário Lucas, ambos possuem autismo e integram o quadro de servidores da prefeitura.

Leia Também:  Ação de arborização resulta no plantio de mais 600 mudas de árvores no Parque da Nascente

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Secretárias apresentam plano para rede de apoio às mulheres

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro institui Comitê de Gestão Estratégica para otimizar resultados em benefício da população

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA