CUIABÁ

Referência em politrauma, HMC atende vítimas de acidente na BR-364

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça o papel do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) como referência estadual em atendimento ao politraumatizado. A unidade recebeu sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na madrugada desta segunda-feira (22), no km 567 da BR-364, em Nobres, a 123 km da capital. A ocorrência envolveu um ônibus com 26 passageiros e deixou cerca de 17 pessoas feridas.

Do total de vítimas encaminhadas para atendimento médico, o HMC recebeu quatro mulheres e três homens. Nenhum dos pacientes apresentava fraturas graves e, ainda no mesmo dia, três deles receberam alta hospitalar, evidenciando a resolutividade e a eficiência da assistência prestada pela unidade.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou a importância da estrutura e da organização da rede de urgência e emergência do município. “O Hospital Municipal de Cuiabá é hoje uma referência em politrauma em Mato Grosso. Contamos com equipes altamente capacitadas, estrutura adequada e integração com os serviços de resgate, o que nos permite salvar vidas e oferecer um atendimento seguro e humanizado às vítimas de acidentes graves”, afirmou.

O Hospital Municipal de Cuiabá é gerenciado pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. O HMC vem se consolidando como um dos principais centros de referência regional e estadual no atendimento a casos de alta complexidade, especialmente nas áreas de politrauma e ortopedia.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realizará uma semana dedicada à causa animal com ações educativas e feiras de adoção; Confira programação

A unidade atua de forma integrada tanto com as equipes de resgate pré-hospitalar da capital quanto com os serviços de emergência das rodovias, como a concessionária Nova Rota do Oeste. Entre os diferenciais do hospital está o heliponto integrado, que possibilita a rápida transferência aeromédica de pacientes em estado crítico, reduzindo o tempo de resposta e ampliando significativamente as chances de sobrevida em casos graves.

O gestor hospitalar do HMC, Cezar Coutrin, ressaltou a capacidade operacional e a prontidão da unidade. “O HMC funciona 24 horas por dia, com equipes multiprofissionais especializadas, preparadas para atender desde casos de média até alta complexidade. No acidente de Nobres, conseguimos absorver os pacientes com agilidade, realizar os atendimentos necessários e garantir altas hospitalares no mesmo dia, sempre priorizando a segurança e a qualidade da assistência”, explicou.

Com média superior a 17 mil atendimentos mensais, o Hospital Municipal de Cuiabá demonstra sua robusta capacidade assistencial. Desse total, cerca de 800 cirurgias são realizadas todos os meses, principalmente nas áreas de ortopedia, neurocirurgia e cirurgia geral — especialidades fundamentais no atendimento às vítimas de acidentes e traumas severos.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito entrega Prêmio de Modernização e de Servidor Eficiente durante Feira Integrativa nesta quinta-feira (31)

A unidade conta ainda com 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), referência para todo o estado de Mato Grosso. O atendimento é garantido por equipes multiprofissionais especializadas, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, com atuação integrada entre emergência, centro cirúrgico e UTIs.

O HMC mantém articulação permanente em rede com o Corpo de Bombeiros, Samu e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), fortalecendo o fluxo de atendimento e assegurando resposta rápida e eficaz às situações de urgência e emergência.

Com estrutura completa, atendimento ininterrupto e gestão integrada à Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Municipal de Cuiabá se consolida como pilar essencial na assistência ao trauma grave, contribuindo diretamente para a redução da morbimortalidade e para a qualidade do atendimento à população cuiabana e mato-grossense.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá qualifica servidores visando eficiência nas políticas públicas

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito entrega Prêmio de Modernização e de Servidor Eficiente durante Feira Integrativa nesta quinta-feira (31)

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA