VÁRZEA GRANDE

Posto do DAE Cristo Rei está fechado temporariamente e equipe é remanejada para reforçar estrutura e garantir mais eficiência

Publicado em

No novo formato, a unidade em frente ao terminal André Maggi ganha reforço para atender a população

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informa que o posto de atendimento localizado no bairro Cristo Rei foi fechado de forma estratégica. A medida tem como objetivo realocar a equipe técnica e administrativa para a unidade comercial principal, situada em frente ao Terminal André Maggi, no Centro, garantindo economia e um atendimento de maior qualidade e eficiência à população.

A decisão faz parte de um planejamento mais amplo da nova gestão, que visa otimizar os recursos e melhorar os serviços prestados aos moradores de Várzea Grande. Concentrando os atendimentos na unidade principal, o DAE busca oferecer uma estrutura mais completa e organizada, com maior capacidade para resolver as demandas da população de forma ágil e eficaz.

Os moradores que utilizavam o posto do Cristo Rei podem acessar os serviços na unidade comercial do DAE no Centro, que funciona com um sistema estruturado para receber solicitações, reclamações e informações relacionadas a contas, ligações e demandas técnicas.

Leia Também:  Fiscalização flagra ação e coíbe mais um descarte irregular em Várzea Grande

Além do atendimento presencial, a população pode contar com os canais digitais, incluindo o site oficial do DAE (http://www.daevg.com.br ).

“A decisão de concentrar os atendimentos foi tomada pensando na eficiência e na qualidade dos serviços que queremos oferecer. Sabemos da importância de estarmos próximos da população, e esse passo é parte de um esforço maior para reorganizar e fortalecer nossa estrutura”, destacou o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

O DAE reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços e a transparência na gestão, trabalhando para atender as necessidades dos moradores e garantir um abastecimento de água regular e de qualidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20

Published

on

A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.

As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.

Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.

A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.

Leia Também:  Prefeitura intensifica mutirão urbano e amplia serviços em diversos bairros nesta terça-feira (24)

O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.

A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.

Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.

“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.

Leia Também:  Várzea Grande participa de Fórum de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso

Público-alvo

A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.

“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.

Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA