VÁRZEA GRANDE

Prefeita assina Carta Compromisso para reativar Rede Protege em Várzea Grande

Publicado em

Empenho social foi assumido em prol da garantia de direitos das crianças e adolescentes. Articulação intersetorial está focada na proteção da infância

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), assinou a Carta Compromisso que trata da reativação e fortalecimento da Rede Protege no município de Várzea Grande. A ação ocorreu na Câmara Municipal de Várzea Grande, nesta quinta-feira (23), durante o encontro intersetorial pela garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A prefeita diz se sentir orgulhosa, pois é um marco histórico dentro do Município. “Essa rede é uma articulação intersetorial focada na proteção da infância e adolescência, com o objetivo de proteger os direitos de crianças e adolescentes em situação de violência. Parabenizo e fico muito orgulhosa por toda essa articulação feita pela nossa secretária de Assistência Social, Cristina Saito”, conta Moretti.

“Essa rede é a Guarda Municipal, é o Conselho Tutelar, é a educação, é a saúde, é a Defensoria, é a Promotoria, é a Câmara Municipal, é a Prefeitura, é a Delegacia de Polícia, é o Poder Judiciário, todos envolvidos numa mesma frente, juntos, para a gente proteger o que é de melhor nosso, o nosso futuro: as nossas crianças. Não tem motivo maior para que eu esteja como prefeita, tomando decisões como essa junto com a secretária. Vamos avançar com a retomada da Rede Proteja”, afirmou Flávia Moretti.

Leia Também:  Ações do projeto 'Paz e Segurança na Comunidade Escolar' têm início

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, conta que o encontro foi motivado para discutir ações voltadas à garantia dos direitos da Criança e do Adolescente. “Precisamos de ações mais efetivas, devido ao grande volume de registros de violência contra criança e adolescente. Esse encontro foi realizado em conjunto com os conselheiros tutelares, pois precisamos andar juntos. Aqui, é o início de uma construção deste tema importante”, destaca Saito.

O presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), destacou a importância do encontro. “Nossos conselheiros tutelares são muito importantes, pois a violência está gigantesca. Todas as secretarias municipais que quiserem realizar um evento como esse podem contar com a Câmara Municipal, porque apoiamos o que é bom para nosso Município”, disse.

Participaram também do encontro: os vereadores Samir Japonês e Cilcinho Filho; a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eva de Paulo; os conselheiros tutelares de Várzea Grande; o promotor de justiça da vara da infância e juventude, Douglas Lingiardi; a defensora pública, Cleide Regina; a delegada da Polícia Civil, Jannira Laranjeira; o diretor-presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso (ACTMT), Nelson Faria; o promotor de justiça no município de Sinop (MT), Nilton Panovan; a secretária municipal de Planejamento Urbano de Sinop, Scheila Pedroso.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Gestão Flávia Moretti eleva Várzea Grande ao nível máximo de excelência em transparência e gestão contábil

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande alcançou a classificação A, nível máximo de excelência em gestão e transparência contábil, atingindo índice de 95,08% em 2026. O resultado representa um marco histórico para o município e evidencia os avanços promovidos pela gestão da prefeita Flávia Moretti na organização fiscal, contábil e administrativa da cidade.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), em 2024, durante a gestão anterior, Várzea Grande possuía classificação E, considerada crítica, com índice de 57,4%, a menor pontuação já registrada pelo município. Segundo relatório técnico da pasta, o desempenho era resultado de falhas e inconsistências estruturais no processo de envio das informações contábeis e fiscais.

A partir de 2025, a administração municipal iniciou uma série de medidas para reverter esse cenário, incluindo o uso intensivo de tecnologia para identificar e corrigir inconsistências, melhor aproveitamento dos prazos legais para ajustes técnicos e alinhamento entre as equipes responsáveis pela produção e envio das informações fiscais, priorizando a transparência e a confiabilidade dos dados.

As ações implementadas resultaram em uma evolução expressiva dos indicadores. Em 2025, o município elevou sua classificação para o nível B, alcançando índice de 87,3%. Já em 2026, Várzea Grande avançou para a classificação A, consolidando-se entre os municípios com melhor desempenho em gestão contábil e transparência fiscal.

Leia Também:  Prefeitura informa que unidades escolares estão abastecidas e que nenhum atendimento aos estudantes será prejudicado

Para o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a conquista representa uma transformação histórica na administração pública municipal.

“Essa é uma marca histórica para Várzea Grande, algo inédito. Esse resultado é fruto do compromisso da prefeita Flávia Moretti com a responsabilidade fiscal e da dedicação de cada servidor municipal, especialmente das equipes da Contabilidade. O município passa a ocupar posição de destaque nacional em gestão contábil, demonstrando rigor técnico, eficiência administrativa e compromisso com a transparência. A evolução da nota E para a nota A representa um verdadeiro marco de governança pública”, destacou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA