MATO GROSSO

Bombeiros resgatam jiboia no Distrito Industrial de Primavera do Leste

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na manhã desta segunda-feira (04.11), para resgatar uma jiboia de aproximadamente um metro de comprimento no Distrito Industrial José de Alencar, em Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá).

Rapidamente, a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) deslocou-se para o local e realizou o resgate do animal.

Durante o procedimento, os bombeiros utilizaram os equipamentos de proteção e o auxílio de um cambão, que é uma ferramenta de contenção.

Após a captura, a jiboia foi transferida para uma caixa de transporte e, em seguida, solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para o curso Noções de Gestão de Processos
Advertisement

MATO GROSSO

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

Leia Também:  "Vice-governador tem trabalhado para garantir investimentos que transformam a realidade de Santo Antônio de Leverger", afirma prefeita em reunião sobre o Pantanal

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA