MATO GROSSO

Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano

Publicado em

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou mais uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá, neste domingo (2.11). Essa foi a 13ª realizada pelo Estado neste ano, igualando ao total alcançado em 2024.

O procedimento teve início às 10h28 e terminou às 14h22, com a captação de um fígado, dois rins e uma córnea.

“Esta foi a primeira captação de múltiplos órgãos em que a equipe captadora é de Mato Grosso, tanto para a retirada de órgãos quanto de córneas. Esse é um feito a se comemorar pelo ineditismo e pelos avanços perceptíveis em nosso Estado”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Além da Central Estadual de Transplantes (CET), também participou da ação o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Já a equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá.

Segundo a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, é preciso reconhecer o empenho de todos os profissionais envolvidos e também a solidariedade de uma família enlutada, que consentiu com a realização da captação de órgãos para salvar vidas.

Leia Também:  Operação prende 45 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e cidades do interior

“A Secretaria tem investido na capacitação de profissionais das unidades captadoras para a conscientização e ampliação do transplante. Neste ano, nas 13 captações de múltiplos órgãos realizadas, a Central captou 20 rins, nove fígados e um coração”, explicou Fabiana.

Conforme a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, com este ato de amor será possível contemplar quatro pacientes que aguardam por um transplante.

“Quem quiser ser um doador de órgãos deve comunicar aos seus familiares sobre esse desejo. Assim, poderemos fazer ainda mais captações em Mato Grosso. Esse gesto transforma a vida das pessoas que aguardam por um transplante”, avaliou Anita.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Coordenado pela primeira-dama de MT, Natal Abençoado do SER Família recebe 15 mil crianças na Arena Pantanal

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Seminário estadual discute caminhos para superar a insegurança alimentar em Mato Grosso

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA