MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros alerta para estiagem severa em 2026 e reforça prevenção contra incêndios

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alerta a população para o fim do período chuvoso e o início da estiagem, a partir deste mês de maio, período caracterizado pela queda da umidade do ar e pelo aumento significativo do risco de incêndios em áreas de vegetação.

Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que a região Centro-Oeste deve registrar volumes de chuva próximos ou abaixo da média, além de temperaturas elevadas em grande parte do território. E a chegada deste clima mais seco traz a necessidade de atenção redobrada e da adoção de medidas preventivas.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a conscientização do cidadão ainda é a principal ferramenta para a prevenção das queimadas urbanas e dos incêndios florestais.

“Essas condições climáticas favorecem a redução dos índices de umidade do solo e do ar, deixando a vegetação mais seca e propícia à rápida propagação do fogo. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar reforça o pedido para que a população evite práticas que possam iniciar focos de incêndio, tanto na área urbana quanto na zona rural”, afirmou o comandante.

Leia Também:  Polícia Militar prende três faccionados por tráfico de drogas e apreende entorpecentes

Ele reforçou ainda que o uso do fogo é proibido em áreas urbanas durante todo o ano. Assim, não são permitidas práticas como atear fogo em terrenos baldios, queimar lixo ou qualquer tipo de resíduo, como folhas secas, ou utilizar fogo para limpeza de áreas. Também não é recomendado o descarte de pontas de cigarro em locais com vegetação seca ou próximos a ela.

Essas práticas podem configurar crime ambiental, sujeito às penalidades previstas em lei. Além disso, elas também representam graves riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Em caso de flagrante de uso indevido do fogo em área urbana, a população pode acionar a Polícia Militar (190) ou o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Período proibitivo do uso do fogo

O Governo do Estado estabeleceu o período proibitivo do uso do fogo para limpeza e manejo em áreas rurais, nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. A medida considera as condições climáticas típicas do período, como estiagem prolongada, altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar, ondas de calor e ventos intensos, que aumentam significativamente o risco de incêndios florestais no estado.

Leia Também:  Primeira-dama de MT e Setasc promovem Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Trânsito em frente a Todimo será interditado entre quarta-feira (24) e domingo (28) para obras do Complexo Leblon

Published

on

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho da Avenida Miguel Sutil, em frente a Todimo Lar Center, para execução de obras do Complexo Leblon.

A interdição está prevista para durar até o domingo (28). Haverá uma rota de desvio utilizando os novos elevados construídos no local e outra por dentro do bairro Araés, semelhante aos desvios utilizados recentemente, nos dias 13 e 14 de junho.

A interdição é necessária porque será realizada a concretagem das lajes dos viadutos que estão sendo construídos no local. Para a execução dessa etapa do serviço, não pode haver nenhum tipo de vibração na pista, sob o risco de prejudicar a qualidade da obra. Por isso, haverá a interdição durante o tempo necessário para realizar o trabalho.

Os detalhes sobre a interdição foram acertados durante reunião na manhã desta segunda-feira (22) com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital.

Leia Também:  Polícia Civil procura autor de homicídio de morador de rua em Rondonópolis

Rotas de desvio

A partir da manhã da quarta-feira (24), os motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil em direção à Rodoviária e ao Centro de Cuiabá deverão utilizar o novo elevado construído no local. O desvio será feito pela pista à esquerda, passando sobre a estrutura e retornando à Miguel Sutil nas proximidades do Comper.


Já para quem trafega no sentido Coxipó, o desvio será realizado pela Rua Estrela do Norte, paralela à Miguel Sutil. Em seguida, os veículos deverão acessar à direita a Rua Desembargador Trigo de Loureiro, chegando à Avenida do CPA pelo retorno em frente à Decorliz Lar Center, de onde será possível retomar o trajeto pela Miguel Sutil.


A Sinfra-MT lamenta os transtornos provocados pela obra, realizada em um dos principais corredores de transporte da capital. A orientação é para que os motoristas programem seus deslocamentos. Por meio de uma parceria com o aplicativo Waze, todos os trechos bloqueados serão sinalizados, o que facilita a busca por rotas alternativas.

Leia Também:  Primeira-dama de MT e Setasc promovem Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal

Complexo Leblon

O Complexo Viário do Jardim Leblon compreende uma série de obras realizadas no entorno da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de resolver os problemas no trânsito do local.

As intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, uma nova trincheira em frente a Rua Boa Vista, a passagem de nível em frente a Todimo e outras melhorias para reorganizar o fluxo de veículos na região. O investimento é de R$ 105 milhões.

No caso dos viadutos em frente a Todimo, as estruturas foram supostamente construídas antes de 2014 dentro do projeto do VLT. No entanto, após o início das obras do Complexo Leblon, o Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra-MT falando que não era possível garantir a segurança das estruturas construídas, o que levou à modificação dos projetos e alteração no cronograma.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA