MATO GROSSO
Governador cobra prioridade em investigação sobre sabotagens no DAE de Várzea Grande
Publicado em
14 de fevereiro de 2025por
Da Redação
O governador Mauro Mendes cobrou prioridade nas investigações que apuram boicotes e sabotagens no Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande.
Mauro se reuniu com a prefeita Flávia Moretti, na manhã desta sexta-feira (14.2). Na ocasião, ele entrou em contato com o secretário de Segurança, César Roveri, e com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, para que a investigação seja conduzida da forma mais célere possível.
“Fiquei muito preocupado com os boicotes, com a sabotagem que está acontecendo no sistema de água. Isso é muito grave. Estamos dando prioridade nas investigações para descobrir quem está sabotando o sistema de água, e complicando a vida do cidadão de Várzea Grande”, afirmou ele, lembrando que o Governo chegou a destinar, em anos anteriores, mais de R$ 26 milhões para a construção da ETA do Pari.
De acordo com a prefeita, o município passa por um colapso no abastecimento de água, agravado pelo sucateamento e por atos de vandalismo e sabotagens nas unidades do DAE.
A situação levou Moretti a decretar calamidade pública, para acelerar as medidas emergenciais no sentido de restabelecer o fornecimento de água, desburocratizando processos de compras e aquisições necessárias.
“Agradeço muito ao governador por estar nos ajudando a resolver essa situação. Esse é um problema complexo, que se arrasta há muito tempo, e que agora tem prejudicado ainda mais os varzea-grandenses por conta desses boicotes”, registrou.
Ainda na reunião, os gestores alinharam melhorias para a saúde da cidade.
“Nós estamos destinando R$ 5 milhões para a compra de equipamentos, utensílios para a saúde, que estavam muito precários. A prefeita está imbuída de fazer um bom trabalho e o Governo de Mato Grosso, naquilo que for possível, vai sempre ajudar Várzea Grande e todos os municípios”, pontuou Mauro.
Também participaram da reunião: o vice-governador Otaviano Pivetta; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Gilberto Figueiredo (Saúde); e os secretários municipais Ananias Filho (Governo) e Deisi Bocalon (Saúde).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Published
38 minutos agoon
24 de junho de 2026By
Da Redação
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.
A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.
O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.
Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.
“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.
A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.
Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.
Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.
Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.
Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.
Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.
“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.
O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.
No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).
Fonte: Governo MT – MT
Curso sobre Direitos Humanos mobiliza magistrados e reforça aplicação de normas internacionais
Projeto da Corregedoria vai levar documentação e acesso a direitos a pessoas idosas
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Mato Grosso terá programa de apadrinhamento para autistas; iniciativa é de Elizeu Nascimento
Penas de sete faccionados condenados pelo Júri somam 192 anos
GRANDE CUIABÁ
Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20
A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber...
Campanha Scratch Day 2026 mobiliza mais de 40 escolas e fortalece aprendizagem criativa em Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) promoveu, durante os meses de maio e junho, ações que...
Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva,...
MATO GROSSO
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6),...
Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação...
Sejus publica resultado preliminar de inscrições em processo seletivo para profissionais da saúde
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) disponibilizou o resultado preliminar das inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária...
POLÍCIA
Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça...
Ação integrada da PM e PJC apreende 32 quilos de entorpecentes em Colíder
Uma ação conjunta de policiais militares do 9º Comando Regional com a Polícia Judiciária Civil apreendeu, na noite desta segunda-feira...
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
ENTRETENIMENTO
Ana Siebert curte passeio em Miami com Rafaella e a irmã antes de jogo do Brasil
Ana Paula Siebert, de 38 anos, já entrou no clima da Copa do Mundo 2026. A influenciadora está em Miami,...
Simony celebra amor-próprio ao exibir boa forma em clique: ‘Vestida de amor próprio’
A cantora Simony chamou a atenção dos seguidores nesta terça-feira (23), ao publicar uma foto em frente ao espelho exibindo...
Kelly Key revela mudanças no corpo após adotar nova alimentação: ‘Comer mais’
Kelly Key, de 43 anos, começou esta quarta-feira (24), cheia de energia e aproveitou o treino para compartilhar uma descoberta...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes7 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
CUIABÁ7 dias agoOitavas de final do futsal dos JECs 2026 definem classificados e elevam expectativa para quartas no Verdinho
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
