MATO GROSSO

Governo de MT entrega mais uma escola em Rondonópolis e amplia investimentos na infraestrutura escolar do município

Publicado em

Com a entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual José Rodrigues dos Santos, no Distrito de Boa Vista, nesta sexta-feira (09.05), às 16h, o Governo de Mato Grosso terá investido, de 2019 a maio de 2025, R$134,4 milhões na infraestrutura escolar do município de Rondonópolis. Só com esta nova obra, que será inaugurada pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Educação, Alan Porto, foram investidos R$ 5.485.677,21.

O governador salienta que, apenas em Rondonópolis, já construiu e entregou a EE Militar Tiradentes Ernestinho Veríssimo da Silva e praticamente reconstruiu as escolas Marechal Dutra, Emanuel Pinheiro e a José Rodrigues dos Santos, que será entregue com 06 salas de aula, salas de apoio e administrativas, biblioteca, refeitório completo com cozinha e reforma da quadra poliesportiva. Houve, ainda, a construção de uma quadra poliesportiva da EE Antonio Guimarães Balbino, com recurso de R$ 1.016.183,27.

Além destas escolas já entregues, há oito unidades com obras em andamento: Domingos Aparecido, Elizabeth Freitas, que são da rede estadual, e Antonio Guimarães, Don Wunibaldi, Odorico Leocádio e Renilda Silva, ambas da rede municipal. Esta última escola aguarda ordem de serviço para começar as obras.

Mauro Mendes também destaca duas obras de novas escolas que farão muita diferença já no próximo ano letivo. São elas, a unidade estadual que está sendo construída no Residencial Mathias Neves e a escola municipal Carlos Pereira, que ficam em regiões com vulnerabilidade social. Juntas, as duas escolas recebem investimento do Estado da ordem de R$19,8 milhões.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende princípio de incêndio em apartamento de edifício residencial

Segundo ele, além do mais, há grandes expectativas em relação às licitações de três unidades no padrão Colégio Estadual Integrado (CEI) que substituirão os prédios das escolas estaduais Lucas Pacheco de Camargo e Adolfo Augusto de Moraes, além de uma unidade CEI no bairro Alfredo de Castro. “Nesses três CEIs o governo está investindo R$61,4 milhões. Os dois primeiros já estão em processo de licitação”.

“Os investimentos que o Governo tem feito na educação pública de Rondonópolis fazem a diferença para toda a comunidade escolar. Agradeço aos estudantes, professores e demais trabalhadores da educação que tiveram que se adaptar em outros espaços para que as reformas das escolas ocorressem. São intervenções que vão proporcionar um melhor ambiente de aprendizado e as condições para desenvolver com excelência o ensino”, completou Mauro Mendes.

O secretário Alan Porto reforça que a educação é uma das prioridades do governador e que todas as diretrizes para que a rede estadual esteja entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2026 estão definidas no Plano EducAção 10 Anos, entre elas, a Política Pública de Infraestrutura Escolar.

Leia Também:  Sefaz apresenta Plenária Virtual para julgamentos de processos administrativos em palestra na OAB

“A educação é fator chave para o Estado alcançar seus objetivos e, por isso, o EducAção 10 Anos reúne 30 políticas educacionais e mais de 130 ações. Escolas que tenham estrutura adequada e moderna vão contribuir muito mais para o aprendizado dos alunos, além de oferecer um bom local de trabalhos aos profissionais”, afirmou

Investimentos na infraestrutura

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), de 2019 a maio de 2025, com investimento de R$1.247.826.258,45, foram entregues a municípios de todas as regiões 37 escolas novas, outras 49 unidades também novas estão em obras pelo Estado e há 9 escolas conveniadas com as licitações em andamento.

Nesse período, a Seduc ainda entregou 84 escolas reformadas, outras 96 estão em obras e 9 escolas conveniadas aguardam licitação para início das obras de reforma. A comunidade escolar também recebeu 43 novas quadras poliesportivas e outras 17 estão em obras.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Homem é preso em flagrante suspeito por ameaça e porte ilegal de arma de fogo

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Obra do Centro Logístico de Abastecimento e Distribuição está 80% construída

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA