MATO GROSSO

MT Hemocentro marca 32 anos com homenagem e engajamento de doadores

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, reuniu doadores, pacientes e familiares nesta segunda-feira (16.3) para marcar os 32 anos de atuação da unidade, completados no domingo (15). A programação contou com apresentação da banda da Polícia Militar, que contribuiu para o clima de reconhecimento e valorização da solidariedade que sustenta o serviço.

“Hoje é um dia de festa. São 32 anos de vitórias, de conquistas e de lutas. Só nós que estamos aqui hoje sabemos o que passamos e construímos para fortalecer o SUS [Sistema Único de Saúde]. Obrigado a cada um de vocês, servidores, pela garra e determinação, por acordar e trazer o ânimo e o bálsamo da alegria para todos nós. Pacientes e doadores, muito obrigado! Lembrem que estamos aqui em prol do usuário, de todos vocês, para prestar uma assistência de qualidade”, afirmou o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo.

A coleta de sangue funcionou normalmente durante todo o dia no MT Hemocentro, localizado na rua 13 de Junho, 1.055, em Cuiabá. Ao longo das mais de três décadas, a unidade recebeu 900.646 doações de sangue dos 323.022 doadores cadastrados.

Dois dos doadores desta segunda-feira (16) vieram a Cuiabá para prestar uma prova de concurso neste fim de semana e aproveitaram para conhecer o MT Hemocentro neste dia de festa e fazer uma doação que vai salvar vidas.

Morador de São Paulo e doador de sangue há 36 anos, o professor João Matias, 54 anos, participou da comemoração do MT Hemocentro e considerou o atendimento ótimo. Ele recomenda que quem tem condição de saúde doe regularmente também.


“Aqui no Mato Grosso é a primeira vez, porque eu não sou daqui. Eu vim para prestar o concurso e como só ia conseguir sair com o voo hoje eu estou doando aqui. A gente sabe que ajuda bastante quem tem a necessidade de receber as transfusões, tem gente que tem alguns tipos de doença que precisam receber alguns derivados de sangue. Então isso é o que é importante. Sem contar as cirurgias e tudo mais. Já tive parentes que passaram por cirurgias e a gente sabe que sempre precisam”, avaliou.

Leia Também:  Sema visita universidade dos Estados Unidos para conhecer injeção de carbono no solo

Doador de sangue frequente há mais de 15 anos, o servidor público Eslony dos Santos, 44 anos, já doou em Brasília e no Rio Grande do Sul, e elogiou o MT Hemocentro.

“O atendimento é muito bom, estrutura boa, limpo e organizado. Eu acho que a doação é necessária. Acho que é um trabalho de interesse social, ajuda as pessoas que precisam, ajuda o Hemocentro a repor o estoque do banco de sangue. É uma função muito essencial pra todo cidadão. Acho que todo cidadão deveria doar sangue”, acrescentou.

Doador desde os 18 anos, o eletricista Geraldo Donizete da Costa, 57, mantém uma rotina contínua de contribuições ao MT Hemocentro, com foco na doação de plaquetas por aférese, procedimento mais demorado que a coleta convencional de sangue. Em cada sessão, ele permanece cerca de duas horas conectado ao equipamento, motivado pela consciência de que há uma demanda constante de pacientes que dependem desse tipo de doação para tratamento e recuperação.


“Olha, o que acontece é o seguinte: tem muitas pessoas precisando, só que poucos estão doando. Então, a doação seria muito importante se o pessoal doasse, eu doo plaqueta mensalmente. E a doação de sangue seria muito importante para salvar vidas. Para mim, o atendimento é espetacular: sou bem atendido, da melhor forma que pode se encontrar”, contou.

Alex Alencar de Jesus, 46 anos, que trabalha com manutenção de hotel, também é doador frequente e elogiou o serviço do local.


“Aqui modernizou bastante, igual eu estava conversando com as meninas aqui, modernizou muita coisa, e ficou muito bom. Desde o atendimento lá da recepção até aqui, o atendimento é de outro mundo. Elas conversam com a pessoa, explicam tudo certinho para a gente, tiram aquele mito, aquelas mentiras que as pessoas falam e te deixam mais tranquilo”, afirmou.

Além da unidade sede do MT Hemocentro no centro de Cuiabá, a Hemorrede do Estado conta com 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) distribuídas nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Juara, Juína, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Sinop e Tangará da Serra. Mato Grosso tem ainda 31 Agências Transfusionais.

Leia Também:  Polícia Civil prende motorista de aplicativo faccionado envolvido em homicídio em Sorriso

O MT Hemocentro presta assistência especializada e de qualidade ao usuário do SUS com necessidades hematológicas e de hemoterapia, visando a prevenção, o tratamento, a recuperação da saúde e a manutenção da vida.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres podem fazer três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

Para quem compareceu ao banco de sangue e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro fornece um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Sema visita universidade dos Estados Unidos para conhecer injeção de carbono no solo

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  SES realiza seminário para definir gestão de novos hospitais e planejar metas institucionais

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA