MATO GROSSO

Prefeito de Santa Carmem: “Governo de MT está viabilizando um dos maiores pacotes de investimentos da história do município”

Publicado em

O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta sexta-feira (6.3), mais investimentos em infraestrutura, habitação e educação no município de Santa Carmem. Entre os investimentos autorizados está a autorização para a concessão da entrada facilitada do SER Família Habitação para 70 casas do Residencial Portal Brasil.

Também serão realizados o asfalto novo em 10,8km da estrada municipal entre Santa Carmem e União do Sul, a construção de uma nova escola municipal, e a recuperação do asfalto nos distritos Sede e Casulo. Na ocasião, também foi entregue um caminhão pipa para a agricultura familiar no município, com investimentos de R$ 571,8 mil. No total, foram viabilizados investimentos na ordem de R$ 15 milhões.

O prefeito de Santa Carmem, Pablo Bortolas, ressaltou que em quase 18 anos acompanhando a política, nunca viu um governo investir tanto nos municípios como está ocorrendo agora.

“Santa Carmem sofreu muito no passado para conseguir tirar obras do papel, mas hoje a realidade é diferente. Com a parceria do Governo do Estado, estamos lançando um dos maiores pacotes de investimentos da história do município, com obras que serão iniciadas e licitadas ainda neste ano. É um momento importante para a cidade e um reconhecimento do trabalho conjunto entre Estado e prefeitura”, falou o prefeito.

Leia Também:  Setasc lança Agenda Regulatória da Política de Assistência Social

Desde 2019, o município já recebeu R$ 135,8 milhões em investimentos do Governo do Estado, como a instalação de 959 lâmpadas de LED pelo programa MT Iluminado e a construção de 66,79 km de asfalto novo na MT-422.

“Fico muito feliz de voltar a Santa Carmem e ver de perto o avanço da cidade, que hoje está praticamente 100% asfaltada, com iluminação de LED, câmeras de segurança e um ambiente urbano cada vez mais organizado. Esse desenvolvimento é resultado das parcerias e dos investimentos do Governo do Estado nos municípios. Quando assinamos um convênio, é porque temos responsabilidade e dinheiro em caixa para garantir que os recursos sejam aplicados e as obras aconteçam. É com essa política de investimento e gestão responsável que estamos transformando a realidade das cidades e melhorando a qualidade de vida da população”, destacou o governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama, Virginia Mendes.

Para o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a região de Santa Carmem mudou muito nos últimos anos com investimentos em infraestrutura, impactando na qualidade de vida da população.

“São várias obras que ocorreram e ainda estão ocorrendo para novas ligações rodoviárias, investimentos em transporte, atendimento de ambulâncias e a mobilidade da população. O Estado saiu de uma situação difícil, com dívidas e atrasos, e hoje consegue investir e entregar obras importantes para melhorar a vida dos mato-grossenses”, disse o deputado.

Leia Também:  Acesso aos serviços do IPVA exigirá autenticação a partir de 1º de julho

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, explicou que estas entregas são resultados de um trabalho que começou em 2019, quando foi preciso reorganizar as contas do Estado.

“Fico muito feliz de estar aqui assinando mais convênios e fortalecendo parcerias que já renderam importantes obras para o município, como a Avenida Tororó, a Estrada da Provisão e a Estrada do Casulo. Com coragem, seriedade e responsabilidade, conseguimos transformar um Estado que enfrentava dificuldades em um governo que hoje tem capacidade de investir e firmar parcerias com os municípios para melhorar a vida da população”, falou.

Participaram do evento de assinatura de convênios os deputados estaduais Diego Guimarães e Chico Guarnieri, os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública), David Moura (Esportes, Cultura e Lazer), Alan Porto (Educação); Wener Santos, presidente da MTPar; e autoridades locais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Congresso Nacional reúne especialistas e promove simulações de acidentes e resgates

Published

on

Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) teve início nesta quarta-feira (24.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reúne especialistas, profissionais de resgate e representantes de 23 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros quatro países: Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica para debater estratégias de prevenção de acidentes e aprimorar técnicas de resposta a emergências no trânsito.

A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de comandantes de corporações de bombeiros e forças de segurança de diversos estados, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, o congresso promove discussões sobre soluções e inovações voltadas à segurança viária, com foco na redução de acidentes de trânsito, na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às ocorrências.

“Não estaríamos hoje aqui discutindo formas seguras de atendimento e de abordagem para a retirada de vítimas presas em ferragens se não fosse o compromisso de todos com a preservação da vida. Nosso objetivo é realizar esses procedimentos da maneira mais segura possível e com a maior qualidade, para que a vítima tenha uma chance real de recuperação”, afirmou.

O comandante destacou ainda a relevância do evento diante dos índices de acidentes registrados no Estado. Atualmente, o CBMMT figura entre os principais órgãos responsáveis pelo atendimento às emergências viárias em Mato Grosso, desempenhando papel estratégico no salvamento de vítimas, na resposta rápida às ocorrências e na articulação com as demais instituições que atuam na segurança pública e na preservação da vida.

Leia Também:  PM prende homem por lesão corporal e disparos com arma de fogo contra esposa e cunhada

“O Brasil tem noção do tamanho da nossa responsabilidade e da importância deste evento. Em Mato Grosso, centenas de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. Somente neste ano, já foram registrados mais de 7,5 mil acidentes em todo o Estado. São números expressivos que reforçam a importância de estarmos reunidos para discutir soluções. Mato Grosso foi escolhido para sediar este evento nacional, que hoje já possui alcance internacional”, disse.

Participante do evento, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou que o congresso fortalece as ações de prevenção, consideradas necessárias. Segundo ele, o município registra, em média, quatro acidentes por dia, cenário que gera preocupação pelos impactos causados às vítimas e às suas famílias.

“Esta iniciativa reúne representantes da maioria dos estados brasileiros, todos comprometidos com a prevenção, o atendimento de emergência e, principalmente, a redução dos acidentes. Infelizmente, os acidentes continuam ceifando vidas e deixando marcas profundas. A informação é fundamental tanto para o cidadão quanto para os profissionais que atuam no salvamento e resgate”, ressaltou.

O gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Operação Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Matheus Herrero Rodero, enfatizou a importância da participação das concessionárias rodoviárias na disseminação de conhecimento e boas práticas relacionadas ao salvamento e à segurança viária.

“A ANTT administra 35 concessões rodoviárias federais, que representam quase um terço de toda a malha rodoviária federal do país. Isso demonstra a relevância deste evento e da participação das concessionárias, que contribuem para a construção e a disseminação do conhecimento em salvamento. Uma equipe bem treinada faz toda a diferença no momento do atendimento, reduzindo riscos e evitando agravamentos às vítimas”, afirmou.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está liberado em meia pista para veículos leves

Já o representante da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Hilton de Souza Zeferino, destacou o papel do congresso na troca de experiências e no aprimoramento das ações operacionais voltadas ao atendimento de ocorrências de trânsito. “Anualmente, o Brasil registra a perda de milhares de vidas em sua malha viária, gerando impactos humanos e prejuízos econômicos significativos. No entanto, mais grave do que qualquer prejuízo financeiro é a perda irreparável de vidas humanas que continuam sendo ceifadas diariamente”, concluiu.

Programação

Ao longo de três dias, o 2º Conesv promove palestras, painéis e debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e os impactos dos sinistros viários sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também serão discutidas estratégias para qualificação do atendimento às vítimas e fortalecimento da integração entre os órgãos de resposta.

A programação inclui atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, que simulam ocorrências reais de resgate. O evento também oferece os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

O 2º Conesv segue até sexta-feira (26.6). Mais informações podem ser obtidas em https://conesv.ligabom.com.br/.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA