MATO GROSSO

Prefeito de Santa Carmem: “Governo de MT está viabilizando um dos maiores pacotes de investimentos da história do município”

Publicado em

O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta sexta-feira (6.3), mais investimentos em infraestrutura, habitação e educação no município de Santa Carmem. Entre os investimentos autorizados está a autorização para a concessão da entrada facilitada do SER Família Habitação para 70 casas do Residencial Portal Brasil.

Também serão realizados o asfalto novo em 10,8km da estrada municipal entre Santa Carmem e União do Sul, a construção de uma nova escola municipal, e a recuperação do asfalto nos distritos Sede e Casulo. Na ocasião, também foi entregue um caminhão pipa para a agricultura familiar no município, com investimentos de R$ 571,8 mil. No total, foram viabilizados investimentos na ordem de R$ 15 milhões.

O prefeito de Santa Carmem, Pablo Bortolas, ressaltou que em quase 18 anos acompanhando a política, nunca viu um governo investir tanto nos municípios como está ocorrendo agora.

“Santa Carmem sofreu muito no passado para conseguir tirar obras do papel, mas hoje a realidade é diferente. Com a parceria do Governo do Estado, estamos lançando um dos maiores pacotes de investimentos da história do município, com obras que serão iniciadas e licitadas ainda neste ano. É um momento importante para a cidade e um reconhecimento do trabalho conjunto entre Estado e prefeitura”, falou o prefeito.

Leia Também:  Confira a lista dos primeiros beneficiários do SER Família CNH Social

Desde 2019, o município já recebeu R$ 135,8 milhões em investimentos do Governo do Estado, como a instalação de 959 lâmpadas de LED pelo programa MT Iluminado e a construção de 66,79 km de asfalto novo na MT-422.

“Fico muito feliz de voltar a Santa Carmem e ver de perto o avanço da cidade, que hoje está praticamente 100% asfaltada, com iluminação de LED, câmeras de segurança e um ambiente urbano cada vez mais organizado. Esse desenvolvimento é resultado das parcerias e dos investimentos do Governo do Estado nos municípios. Quando assinamos um convênio, é porque temos responsabilidade e dinheiro em caixa para garantir que os recursos sejam aplicados e as obras aconteçam. É com essa política de investimento e gestão responsável que estamos transformando a realidade das cidades e melhorando a qualidade de vida da população”, destacou o governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama, Virginia Mendes.

Para o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a região de Santa Carmem mudou muito nos últimos anos com investimentos em infraestrutura, impactando na qualidade de vida da população.

“São várias obras que ocorreram e ainda estão ocorrendo para novas ligações rodoviárias, investimentos em transporte, atendimento de ambulâncias e a mobilidade da população. O Estado saiu de uma situação difícil, com dívidas e atrasos, e hoje consegue investir e entregar obras importantes para melhorar a vida dos mato-grossenses”, disse o deputado.

Leia Também:  PM prende três membros de organização criminosa e apreende arma e drogas

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, explicou que estas entregas são resultados de um trabalho que começou em 2019, quando foi preciso reorganizar as contas do Estado.

“Fico muito feliz de estar aqui assinando mais convênios e fortalecendo parcerias que já renderam importantes obras para o município, como a Avenida Tororó, a Estrada da Provisão e a Estrada do Casulo. Com coragem, seriedade e responsabilidade, conseguimos transformar um Estado que enfrentava dificuldades em um governo que hoje tem capacidade de investir e firmar parcerias com os municípios para melhorar a vida da população”, falou.

Participaram do evento de assinatura de convênios os deputados estaduais Diego Guimarães e Chico Guarnieri, os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública), David Moura (Esportes, Cultura e Lazer), Alan Porto (Educação); Wener Santos, presidente da MTPar; e autoridades locais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-grossenses reunirão mais de 200 atletas com deficiência de todo Estado

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Confira o funcionamento dos órgãos públicos estaduais nos feriados da Paixão de Cristo e Tiradentes

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA