MATO GROSSO

TRE-MT entrega doações para associações de materiais recicláveis

Publicado em

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizou a entrega de 15 lotes de bens móveis para várias entidades filantrópicas. As doações foram finalizadas nesta segunda-feira (20.02) e contemplaram quatro instituições: Sociedade Hípica Cuiabana, Associação Exército de Cristo, Associação Renascer e Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (ASMATS).

O desfazimento de bens móveis está previsto no Edital Nº 01/2023. A Comissão responsável pelo desfazimento, em conjunto com a Seção de Patrimônio do TRE-MT, separou 15 lotes, cujos bens foram classificados como irrecuperáveis, obsoletos, ociosos, antieconômicos, entre outros. Entre os itens doados estão cadeiras, notebooks, impressoras, fragmentadoras, aparelhos de ar condicionado e monitores de vídeo.

“Irrecuperável é quando queima um compressor do ar condicionado, por exemplo, só servindo para catadores fazerem a devida separação seletiva. O ocioso seria um móvel que não se usa mais, como ocorreu com escaninho, que estava bem conservado, porém, nós colocávamos os processos físicos, hoje modernizamos e usamos o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Já os obsoletos são aqueles que estão com tecnologias ultrapassadas”, explicou o chefe da Seção de Patrimônio do TRE-MT, Alexsandro Delcio Mateus.

Entre as entidades que receberam as doações está a Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (ASMATS). Durante a entrega, realizada no dia 09 de fevereiro, a presidente da Associação, Icleides de Jesus Basílio, se emocionou com os materiais recebidos. “Nós, depois que o lixão fechou, não tínhamos mais como nos sustentar. Aí surgiu a associação para trabalhar, temos 95 catadores cadastrados e, com isso, ajudamos o meio ambiente. Quando recebi a ligação do TRE para levar a documentação e retirar a doação, fiquei muito feliz e me emocionei”.

Leia Também:  Politec busca familiares de vítimas já sepultadas para conclusão de entrega de corpos

Ela, que tem 71 anos de idade e está na ASMATS, localizada em Várzea Grande, desde a fundação, em 2016, ressaltou a importância da doação para a entidade e os catadores e catadoras. “Quando ouvi que a doação era nossa me encheu de alegria, pois, atualmente não possuímos barracão e utilizamos eco pontos. Estamos buscando parcerias para adquirir nosso espaço e fazermos a coleta de reciclados em órgãos das esferas municipal, estadual e federal”, afirmou a presidente da ASMATS. 

Sustentabilidade no Tribunal

O TRE-MT possui eco ponto ambiental, que recebe pilhas, materiais eletrônicos, remédios e também tampinhas de produtos, para destinar à reciclagem e/ou descarte correto. A ação faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS), que prevê a educação ambiental entre servidores e servidoras, prestadores e prestadoras de serviços e eleitores e eleitoras. 

Só durante o mês de janeiro de 2024, a Seção de Administração de Edifícios (SAE) recolheu mais de 380 kg de resíduos produzidos no TRE. Entre eles, foram 291kg de papelão, 41kg de papel, 4kg de pilhas, entre outros. Segundo a chefe da SAE, Avanir de Carvalho Corrêa, é realizada a coleta seletiva, na qual servidores e servidoras participam, fazendo o descarte de mais de 73kg de papelão e mais de 7kg de garrafas pet.

Leia Também:  Patrulha Rural prende em flagrante dois homens com espingardas e 227 munições

“O nosso Tribunal se preocupa com a qualidade do meio ambiente, por meio de ações que implementam a educação ambiental e qualidade de vida aos servidores e servidoras desta casa democrática. Este e outros critérios renderam ao TRE-MT o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça, por meio da concessão do Selo Ouro, dentro do Prêmio CNJ de Qualidade 2023”, pontuou Avanir Corrêa.

Jornalistas: Laura Gonçalves Quadros e Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto em que três pessoas aparecem carregando os materiais doados até um veículo com carroceria, no estacionamento do TRE-MT. Entre elas, está a presidente da ASMATS, Icleides de Jesus Basílio.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Patrulha Rural prende em flagrante dois homens com espingardas e 227 munições

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Trânsito em cruzamentos na Prainha e embaixo do viaduto da Sefaz será interrompido no sábado e no domingo

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA