Política MT

Botelho inaugura novas instalações da TVAL e destaca avanços na Comunicação da ALMT

Publicado em

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, deputado Eduardo Botelho, inaugurou a nova estrutura da TV Assembleia, nesta quinta-feira (30), na sede da Casa de Leis. Os convidados puderam constatar mais uma das ações que fazem parte do grande legado de Botelho, no comando da Mesa Diretora, desde 2017.

Com 23 anos de fundação, a TV Assembleia (TVAL) se tornou um dos principais canais de comunicação entre o Parlamento estadual e a população, passa a contar com estúdios para gravação dos programas e equipamentos modernos, além da expansão do sinal, no canal 30.1 na região metropolitana de Cuiabá e 9.2 no interior. No YouTube, é possível assistir pelo @TVAssembleiaMT.

“É o canal que passa notícias praticamente o dia todo com informações da Assembleia Legislativa, essa ligação é muito importante porque a Assembleia é a representante do povo. O que os deputados fazem aqui precisam prestar contas. E esse canal é muito importante. Também tivermos a honra de ser a primeira Assembleia do país a ter uma rádio pública”, disse Botelho.

Leia Também:  Parlamento Jovem: Estudantes eleitos tomam posse para mandato de dois anos

A secretária de Comunicação Social, Rosimeire Felfili, agradeceu o apoio da Mesa Diretora que tornou possível a consolidação dos investimentos no setor. “Meu sentimento é de gratidão. Quero fazer um agradecimento muito especial à Mesa Diretora que acreditou no meu trabalho, na minha coragem e audácia para realizar a nossa meta. Hoje estamos aqui muito felizes pela realização do nosso sonho, que começou com o Wanderley de Oliveira (in memorian)”, afirmou a secretária, que também esteve à frente da reforma da Rádio e Secom da ALMT.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

Na oportunidade, Botelho também batizou de Arnaldo Pereira Campos a Sala de Operações Técnicas da TVAL. Uma homenagem ao servidor-pioneiro que ajudou a criar a emissora e faleceu em 2020. Outro idealizador da TVAL, Wanderley Oliveira, falecido em 2021, vai nomear o espaço da redação, área técnica, pós-produção e administrativo.

Trajetória

Filho de Ângelo e Sebastiana Pereira Campos, Arnaldo nasceu em Tupaciguara, Minas Gerais. Chegou a Cuiabá em 1984, aos 19 anos, iniciando a trajetória profissional em renomados veículos de comunicação, como TV Gazeta (CNT), TV Cidade Verde (SBT), Rede Manchete e a produtora VT 1000. A vasta experiência tornou-o referência no setor audiovisual.

Leia Também:  CPI da Invasão Zero apresenta cronograma de trabalho

Em 2000, foi convidado a integrar a equipe de criação da TVAL, assumindo a liderança técnica da emissora e tornando-se um dos membros fundadores. Durante 19 anos, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da infraestrutura de excelência que ainda hoje caracteriza a TVAL. A competência técnica e postura respeitosa conquistaram a admiração de colegas e amigos.

Arnaldo, que faleceu em 3 de agosto de 2020, era casado com Alice Ojeda, com quem teve três filhos: Rafael, Letícia e Arnaldo Jr. Também deixou dois netos, João Vitor e Héctor, este último nascido após seu falecimento.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  ALMT debate violência contra a mulher e destaca avanço no combate ao feminicídio em Cáceres

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Projeto de Janaina garante direito de escolha a tipo de parto na rede pública

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA