Política MT
Equipamentos de ponta e estúdio transparente: Rádio Assembleia reinaugura com o que há de mais moderno
Publicado em
31 de agosto de 2023por
Da RedaçãoCriada há oito anos com dois compromissos primordiais: dar transparência aos trabalhos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e espaço para a cultura e artistas locais, a Rádio Assembleia (89,5 FM) foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (31). A cerimônia contou com a presença de deputados, secretários e servidores do Parlamento. Todos puderam conhecer a nova estrutura física e os profissionais da emissora, além de ver de perto os equipamentos usados para levar, todos os dias, música, entretenimento e jornalismo político aos lares dos mato-grossenses.
A modernização da emissora levou oito meses, da concepção do projeto à conclusão das obras. O projeto engloba três estúdios, uma nova sala de produção e operação, além das adequações no espaço da redação e administrativo.
“As mudanças implantadas fazem jus a história da Rádio Assembleia, que desde a sua inauguração, em junho 2015, expandiu seu alcance, sua grade de programação e se consolidou como canal de comunicação pública”, destacou a superintendente da rádio, Tatiana Medeiros. Ela explicou que a reforma do espaço era uma necessidade para acompanhar essa evolução. “Hoje, o espaço físico que temos aqui não deve a nenhuma outra emissora de Mato Grosso. Além de um estúdio adequado, que traz uma estrutura mais moderna e equipada com tecnologia de ponta, a Rádio Assembleia conta com excelentes profissionais técnicos, jornalistas e radialistas”, afirmou.
Além da reconfiguração dos ambientes, a emissora agora tem uma parede de vidro no estúdio principal, onde são feitos os programas em tempo real. “O estúdio transparente é uma das principais novidades que conseguimos concretizar nesse projeto e que fortalece o compromisso de transparência nos atos e na comunicação do Parlamento com a sociedade”, destacou. Outra mudança relevante é a adaptação do estúdio principal para captação de imagem e transmissão via web. “Eles [os estúdios] agora estão equipados com tecnologia de ponta, inclusive com recurso de imagem com câmeras de 360º para responder as demandas atuais por mais interatividade”, disse.
Foto: EDSON RODRIGUES / Assessoria de Gabinete
O presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (DEM), foi um dos responsáveis por romper a fita que simbolizava a reinauguração da unidade. “O rádio é o veículo de comunicação de maior alcance, mais acessível. Investir na rádio é cumprir o compromisso de dar mais visibilidade e transparência para o trabalho do Parlamento”, defendeu. “Ela [Rádio AL] fortalece a Assembleia e aproxima a população dos seus representantes”, complementou. Ele convidou todos a ouvirem a emissora para acompanhar os trabalhos do Legislativo e também os programas musicais que são referências na divulgação e promoção dos artistas regionais.
A secretária de comunicação, Rosimeire Felfili, a frente da pasta desde 2017, falou dos desafios de estruturação da rádio – que saiu um pequeno anexo à Secom, para uma estrutura de três estúdios, sala de produção e operação, além da unidade de redação e administração da emissora. “O grande diferencial para se chegar a um resultado tão satisfatório como este é o trabalho em equipe”, defendeu. “Desde o planejamento até a concretização das obras, os trabalhos envolveram muitos setores e profissionais da Casa que não mediram esforços para chegar a essa estrutura de excelência”, resumiu Felfili.
O radialista Cleber Lima é uma das vozes da Rádio AL e comemora mais esse avanço na comunicação radiofônica do Parlamento. “Sou parte dessa evolução”, afirmou. “Foi um projeto desafiador, de transformar um programa interno em uma emissora de rádio com frequência modulada”, lembrou com orgulho. O comunicador destacou que as adequações garantem mais qualidade de som e de transmissão, além de ampliar o potencial de produção de novos conteúdos.
O deputado Júlio Campos (União) participou da cerimônia e falou com orgulho da sua contribuição, enquanto deputado federal à época, para viabilização da emissora e também da parceria que fez com que a emissora fosse a primeira rádio legislativa a integrar a Rede Legislativa de Rádio, encabeçada pela Rádio Câmara de Brasília.
Além dele, também estiveram presentes a deputada Sheila Klener (PSDB) e os deputados Wilson Santos (PSD), Beto dois a um (PSB), Paulo Araújo (PP) e Dr. João (MDB).
Homenagens póstumas
Dois importantes comunicadores do Parlamento que faleceram recentemente, o repórter fotográfico Mauricio Barbante e o radialista Edson Pires, foram homenageados com seus nomes dados à sala de imprensa do Salão Negro e ao estúdio da rádio no plenário Renê Barbour.
Os familiares dos homenageados participaram da solenidade e falaram da satisfação em ver o trabalho e o legado de ambos reconhecidos no lugar onde dedicaram boa parte de suas vidas profissionais.
“Meu pai era um comunicador nato e exerceu uma profissão que gostava. Muito do seu trabalho ele realizou aqui”, afirmou Edson Pires Filho, filho do comunicador Edson Pires. “Tenho certeza que essa placa vai fazer as pessoas felizes ao lembrarem-se dele, porque se tem outra coisa que marcou a vida do meu pai era a alegria que ele tinha e levava por onde passava”, afirmou emocionado.
Rádio AL (89,5 FM)
Fundada em 23 de junho de 2015, a Rádio Assembleia foi a primeira a operar na Rede Legislativa de Rádio, uma parceria da Câmara Federal, em Brasília, com Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
Hoje, conta com 12 programas fixos, programas rotativos, além das transmissões ao vivo das sessões plenárias, audiências públicas e outros eventos do Parlamento. Ela pode ser ouvida na baixada cuiabana pela frequência 89,5 FM e pela internet no endereço: https://radio.al.mt.gov.br
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Apaes de Mato Grosso ficam isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio
Published
2 horas agoon
25 de junho de 2026By
Da Redação
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Mato Grosso estão oficialmente isentas do pagamento da Taxa de Segurança Contra Incêndio, a Tacin. A medida foi confirmada após a Assembleia Legislativa derrubar o veto do Governo do Estado ao projeto que garante o benefício às instituições.
A derrubada do veto ocorreu durante sessão plenária realizada nesta semana, quando os deputados analisaram 36 vetos do Executivo a projetos aprovados pelo Parlamento estadual. O veto ao projeto das Apaes foi o único a alcançar o número mínimo de votos necessário para ser rejeitado. Todos os demais foram mantidos.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, destacou o empenho dos parlamentares e a mobilização em torno da proposta.
Além da análise dos vetos, os deputados também apreciaram projetos de lei e aprovaram a redação final da proposta que prorroga a vigência do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso até 30 de junho de 2029.
Os parlamentares ainda aprovaram um Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo Poder Executivo que amplia em dois anos a idade-limite de permanência dos militares da reserva.
Outra proposta enviada pelo governo, relacionada à Agência Estadual de Regulação, recebeu um substitutivo integral. Segundo a Assembleia, o texto original continha dispositivos que restringiam prerrogativas do Poder Legislativo.
O presidente Max Russi comentou a iniciativa e defendeu a manutenção das atribuições constitucionais do Parlamento estadual.
Confira a matéria completa no áudio abaixo.
Fonte: ALMT – MT
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS
Seaf apoia 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara e destaca protagonismo feminino no campo
Congresso reúne magistrados e especialistas para discutir transformações nas relações familiares
GRANDE CUIABÁ
Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade
A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III,...
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas...
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na...
MATO GROSSO
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
Os principais atletas do skate brasileiro já estão em Cuiabá para a disputa da etapa do STU National 2026, que...
Seaf apoia 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara e destaca protagonismo feminino no campo
A valorização das mulheres que movimentam a agricultura familiar foi o destaque do 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara,...
Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90...
POLÍCIA
Polícia Civil prende homem investigado pelo crime por estupro de vulnerável em Alto Garças
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Garças, cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão...
Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável em Canabrava do Norte
A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão temporária contra um homem, de 36 anos, investigado pelo...
Polícia Civil participa de evento nacional de combate ao narcotráfico em encontro técnico em Brasília
A Polícia Civil de Mato Grosso participa nesta semana do primeiro Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de...
ENTRETENIMENTO
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Gabi Martins, de 29 anos, aproveitou o clima ensolarado de Miami para compartilhar novos registros de sua viagem aos Estados...
Larissa Saad celebra evolução de Lucas Moura após grave lesão: ‘Vitória enorme
Larissa Saad, de 34 anos, emocionou os seguidores nesta quinta-feira (25), ao compartilhar um momento importante da recuperação do marido,...
Luciana Mello celebra aprovação da filha Nina, no vestibular: ‘Estou toda boba’
Luciana Mello, de 47 anos, comemorou uma importante conquista da filha mais velha, Nina Levy, de 17 anos. A adolescente...
ESPORTES
Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0...
Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
A fase de grupos da Copa do Mundo reservou um momento histórico para o futebol da América do Norte nesta...
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO6 dias agoNamorada de sertanejo vende apartamento de luxo em tempo recorde: ‘Saudade, já’
-
MATO GROSSO6 dias agoPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
CUIABÁ5 dias agoCerca de 10 quilômetros terão bloqueios pontuais para realização de pedal infantil
-
VÁRZEA GRANDE5 dias agoCopa do Mundo 2026 inspira projeto pedagógico e integra aprendizado em escola de Várzea Grande
