Lucas do Rio Verde

Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca potencial econômico do projeto Sisbi-POA para o desenvolvimento de produtos de origem animal na região

Publicado em

O prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (CIDESA), Miguel Vaz marcou presença, na manhã desta terça-feira (29), na abertura da Oficina do Sisbi-POA, do projeto CONSIM, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT(, em Sorriso. O evento trouxe temas cruciais sobre o fortalecimento e ampliação do mercado de produtos de origem animal na região.

O projeto CONSIM busca aumentar a adesão de municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), capacitando os consórcios públicos municipais para promover o desenvolvimento de empreendedores rurais e agroindústria locais. Durante o encontro, foram realizadas duas palestras para abordar o Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios.

Em sua fala, o prefeito Miguel Vaz enfatizou a importância da adesão dos municípios ao Sisbi-POA para abrir portas aos pequenos empreendedores e agroindústrias. “O consórcio CIDESA trata de temas de interesse regional e, hoje, abordamos o credenciamento de produtos de origem animal para que possam receber o selo de inspeção. Isso permite que os produtos, produzidos por pequenos empreendedores e agroindústrias ganhem novos mercados, não apenas na nossa região, mas em todo o Brasil. Chamei a atenção dos municípios para a adesão, pois já temos uma legislação quase pronta, facilitando o credenciamento e ampliando as oportunidades econômicas e de crescimento para os empreendedores locais”, afirmou Miguel Vaz.

Leia Também:  Secretaria de Cultura e Turismo abre oficina de fuxico a partir de 3 de setembro na Casa do Artesão

Leny Rosa Filho, Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do MAPA em Mato Grosso, destacou o papel do CONSIM ao fomentar consultorias técnicas para consórcios e municípios interessados em aderir ao Sisbi-POA. “Essa é uma oportunidade de crescimento para os pequenos empreendedores rurais e pequenas indústrias da região, permitindo que seus produtos alcancem os municípios do consórcio e outros que também aderirem ao selo. Nosso desejo é que todos os municípios da região apoiem essa causa e aproveitem essa grande oportunidade de desenvolvimento”, declarou o superintendente.

O CIDESA reúne 15 municípios das regiões médio-norte e norte de Mato Grosso, fortalecendo a cooperação e o desenvolvimento econômico regional por meio da união de esforços.

O evento contou com duas palestras informativas: Dieneson Bourscheid, chefe do serviço de fiscalização de insumos e saúde animal do SISA/MT, abordou o tema “Qualificação de Cadastro”, e Janice Schmidt, consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), destacou os aspectos essenciais da “Adequação Sanitária das Agroindústrias”. Ambos os temas foram apontados como fundamentais para garantir a qualidade e a segurança dos produtos que entrarão no mercado regional e nacional.

Leia Também:  Atletas do Badminton de Lucas do Rio Verde são destaques em competição nacional

Com a adesão ao Sisbi-POA, espera-se que os municípios impulsionem suas economias locais, oferecendo produtos certificados e de alta qualidade para o Brasil inteiro, fortalecendo a identidade regional e as oportunidades de mercado para a agricultura familiar e os pequenos negócios.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Cultura prorroga inscrições para Mostra de Dança Estilo Livre

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Prefeitura inicia reforma e ampliação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA