Lucas do Rio Verde

Saúde realizará a I Jornada Municipal de Aleitamento Materno em alusão mês Agosto Dourado

Publicado em

O mês de agosto é dedicado ao Aleitamento Materno. Pensando nisso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a I Jornada Municipal de Aleitamento Materno, com o objetivo de atualizar e capacitar os profissionais da rede de saúde para oferecer ainda mais qualidade no serviço desenvolvido dentro das unidades de saúde, para a população.

As qualificações contarão com palestras de nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, odontólogo e enfermeira.

A Jornada será dividida em duas etapas. A primeira com capacitações com objetivos propostos pelo Ministério de Saúde referente ao ano de 2023, voltada aos médicos, enfermeiros, odontólogos e Agentes Comunitários de Saúde. A segunda etapa será com todas as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF), que em seguida organizarão suas ações seguindo as atualizações realizadas durante a I Jornada.

Após a qualificação, que ocorrerá nos dias 03,04 e 08 de agosto, as equipes deverão trabalhar o tema com suas pacientes (gestantes, puérperas, genitoras de lactentes e crianças até 8 meses), cônjuges e familiares, durante todo o mês de agosto. Este ano a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023 terá como tema central os pais que trabalham, com o slogan “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde estará sob o comando de Marcio Pandolfi pelos próximos dias

Dentre os objetivos listados para o mês do Agosto Dourado 2023, estão: informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade, fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho com ferramentas importantes para facilitar a amamentação, envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho e, conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.

Considerando a importância em capacitar multiplicadores em Aleitamento Materno com meta de fortalecimento das práticas diárias dos profissionais, a Educação Permanente em Saúde, vê como importante ofertar uma assistência com segurança e qualidade aos usuários, buscando otimizar recursos e fortalecer nossa rede de saúde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Feira de Artesanto foi atração do final de semana no bairro Bandeirantes

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Prefeitura dá início à 12ª edição da Copa de Futsal

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA