CUIABÁ

Construído pela gestão Emanuel Pinheiro, Hospital Municipal de Cuiabá realiza captação de órgãos e beneficia cinco pacientes

Publicado em

No último sábado (21), o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho — construído na gestão de Emanuel Pinheiro — foi palco de mais um gesto de generosidade e esperança. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em parceria com a Central de Transplantes, realizou um procedimento de captação de órgãos que trouxe a chance de uma nova vida para cinco pacientes em diferentes estados do Brasil.

Leila Luiza dos Santos Silva, responsável técnica do CIHDOTT, explicou que o processo de captação é sempre marcado por emoção e respeito. As equipes multidisciplinares envolvidas trabalham com sensibilidade e humanização em cada etapa. “Como forma de homenagem ao paciente e aos familiares, os colaboradores formam um corredor e realizam uma oração do Pai Nosso em frente ao centro cirúrgico. É um momento de grande significado”, destacou.

Na ocasião, foram captados cinco órgãos: duas córneas, um fígado e dois rins. O procedimento teve início às 22h e foi concluído por volta das 2h50 da manhã. Em seguida, os órgãos foram enviados para São Paulo, Brasília e Mato Grosso, onde já foram transplantados, proporcionando uma nova chance de vida aos receptores.

Leia Também:  Abrasel adere à campanha contra violência doméstica promovida pela Prefeitura de Cuiabá

Leila explicou que cada órgão possui um tempo específico para ser transplantado: “O fígado, por exemplo, pode ser transplantado em até 12 horas após a captação; os rins, entre 24 e 48 horas; e as córneas, até sete dias”.

O maior desafio, segundo ela, é obter o consentimento da família, que precisa tomar uma decisão altruísta em um momento de grande dor. Neste caso, a receptividade foi positiva, e os familiares foram acompanhados por uma equipe de psicólogos e profissionais de apoio que prestaram toda a assistência necessária. “Esse trabalho conjunto é essencial para que a família se sinta acolhida e confiante. Além disso, é um gesto que transforma vidas, tanto de quem doa quanto de quem recebe”, ressaltou.

Com a captação realizada no HMC, cinco pessoas que aguardavam por um transplante tiveram suas vidas transformadas. Para os receptores, a doação representa não apenas uma chance de sobrevivência, mas também a oportunidade de reescrever suas histórias.

A doação de órgãos vai além do benefício imediato ao receptor; ela simboliza um legado de amor, solidariedade e renovação, mesmo em um momento de dor para a família do doador. “Cada captação nos lembra da importância de falar sobre a doação de órgãos em vida, de comunicar o desejo de doar e de desmistificar o tema, para que mais pessoas possam ser beneficiadas”, reforçou Leila.

Leia Também:  Sine da Gente leva oportunidades de emprego à comunidade do bairro Parque Cuiabá e região

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Cuiabá atinge 100% das UPAs regularizadas pela Vigilância Sanitária

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA