VÁRZEA GRANDE

Recadastramento do passe estudantil é prorrogado em Várzea Grande

Publicado em

Devido à grande procura nos últimos dois dias, a prefeitura estendeu o prazo para até a próxima quarta-feira, dia 26. O ‘mutirão’ de atendimento segue no Fiotão

A prefeitura Municipal de Várzea prorrogou até a próxima quarta-feira, dia 26, o prazo de recadastramento e emissão da primeira via do cartão de transporte coletivo aos estudantes da cidade. O atendimento seguirá sendo realizado no Ginásio Fiotão, ao lado do Terminal de Integração André Maggi. O ‘mutirão’ de atendimento é fruto de uma parceria entre as secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, e Educação, Cultura, Esporte e Lazer com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU),

A decisão em estender o período de atendimento foi da prefeita Flávia Moretti (PL) em razão da alta demanda registrada nos últimos dois dias, ou seja, grande fluxo de pessoas ontem (21) e nesta manhã de sábado, dia 22, quando deveria terminar o mutirão.

O também chamado de passe livre e passe estudantil, cartão para o ano letivo de 2025, assegura acesso livre nos ônibus municipais, permitindo que os estudantes realizarem o deslocamento de casa até a escola, no trajeto de ida e volta de forma 100% gratuita.

Leia Também:  Cadastro Único estará indisponível entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro

Durante a prorrogação, do dia 24 ao dia 26, o atendimento será mantido em horário comercial, das 7h30 às 17h30.

Para realizar o recadastramento, é necessário apresentar o cartão de transporte de 2024 – para quem tiver -, o atestado de matrícula ou de frequência, comprovante de residência e o documento do estudante (RG, CPF ou certidão de nascimento para menores de idade).

É importante destacar que os alunos que já compareceram à MTU neste ano para realizar o recadastramento não precisam mais passar por esse processo. Contudo, os estudantes que ainda não fizeram o procedimento devem comparecer dentro do prazo, caso contrário, estarão impedidos de usufruir do benefício da gratuidade da passagem.

Os estudantes que não conseguirem realizar o recadastramento durante o período de mutirão, terão 15 dias para regularizar a situação junto à MTU, localizada no Terminal André Maggi, no centro de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Published

on

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Cadastro Único estará indisponível entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Prefeita recebe ‘Mulheres Arteiras’ e garante apoio à reativação de Centro Comunitário

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA