Lucas do Rio Verde

Escolas de Lucas do Rio Verde se unem em prol do Lixo Zero: boas práticas em destaque e reativação do programa De Olho no Óleo

Publicado em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou o primeiro encontro de boas práticas Lixo Zero das escolas da rede municipal. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (20), no auditório do Paço Municipal.

O evento teve como objetivo compartilhar experiências e ideias inovadoras que estão sendo implementadas nas unidades de ensino com foco na gestão de resíduos sólidos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Durante o encontro, educadores, gestores escolares e alunos apresentarão projetos e ações exitosas que visam reduzir, reutilizar e reciclar o lixo gerado nas escolas. A troca de experiências entre as diferentes instituições busca inspirar e motivar a comunidade escolar a se engajar ainda mais na causa da sustentabilidade.

Um dos destaques do evento foi a reativação do programa De Olho no Óleo. A partir de agora, as escolas da rede municipal se tornarão pontos de coleta de óleo de cozinha usado. O óleo coletado será vendido para empresas de reciclagem e a renda obtida será revertida para as próprias escolas, contribuindo para a aquisição de materiais pedagógicos e a realização de melhorias nas unidades.

Leia Também:  Projetos habitacionais de Lucas do Rio Verde chamam atenção de Primavera do Leste

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“O Encontro de Boas Práticas Lixo Zero é um marco importante para a educação ambiental em Lucas do Rio Verde. É uma oportunidade para que as escolas compartilhem seus conhecimentos e experiências, inspirem umas às outras e avancem, ainda mais, na construção de um futuro mais sustentável para o nosso município”, ressalta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

De Olho no Óleo

O programa visa conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. O descarte inadequado do óleo pode causar diversos danos ao meio ambiente, como a contaminação de rios e solos. Ao doar o óleo usado para as escolas, a comunidade contribui para a preservação do meio ambiente e ainda ajuda a fortalecer a educação pública no município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Projetos habitacionais de Lucas do Rio Verde chamam atenção de Primavera do Leste

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Número de novos casos de hanseníase diminui em Lucas do Rio Verde

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA