Sinop

Dorner comemora ordem de serviço para restauração da BR-163; melhorias devem diminuir acidentes e mortes

Publicado em

A assinatura da ordem de serviço para a recuperação da BR-163 foi comemorada pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos), já que Sinop deve ser atendida na primeira etapa de atuação, após o Governo do Estado assumir, por meio da MT PAR, a concessão da agora Nova Rota do Oeste. “Nós ficamos felizes porque, até que enfim, depois de tanto trabalho, de tanta luta, nós conseguimos. O Governo do Estado chamou a responsabilidade para si. Agora é trabalhar para que as coisas aconteçam rápido”, pontuou, Dorner, que acompanhou, em Cuiabá, a solenidade de assinatura.

As ordens de serviço para recuperação, com início imediato, compreendem os seguintes trechos: rodovia dos imigrantes, Cuiabá a Jangada, Jangada a Rosário Oeste, Nova Mutum a Lucas do Rio Verde e Lucas do Rio Verde a Sinop. Ainda na solenidade, foi confirmado que também começará, neste ano, a construção de dois viadutos no perímetro urbano de Sinop.

“As vidas que perdemos na rodovia, na maioria das vezes, foi por falta de estrutura. Não ter acostamento, pista muito estreita, mal cuidada, mal sinalizada e isso acontece todos os dias. Cada dia e meio morre uma pessoa na BR-163 e isso é uma estatística que eles [Nova Rota do Oeste] já tem lá. Isso é grave, gravíssimo. Então, com essa ordem de serviço dada, eu tenho certeza que esse índice vai diminuir, cada vez mais que for arrumada, duplicada e feita as passagens no perímetro urbano das cidades, vai melhorar e muito”, reforçou.

Leia Também:  O transporte público coletivo que Sinop merece está chegando

O chefe do Executivo municipal é presidente Comissão BR-163 no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Alto do Teles Pires (CIDESA) – composto por 14 municípios – e vinha cobrando por melhorias na BR-163, que é conhecida principalmente pelo índice de acidentes graves e mortes, e acompanhando de perto todo o processo de mudança na concessão. A preocupação do gestor, bem como dos prefeitos que integram o consórcio, estava diretamente ligada às condições de trafegabilidade e segurança aos usuários da rodovia.

O processo para que o Governo de Mato Grosso assumisse a concessão da BR-163 começou em outubro do ano passado, com a assinatura do termo de ajustamento de conduta entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste dando início à transferência da concessão da BR-163 a MT PAR. Desde a assinatura do TAC, o Estado buscou a renegociação de R$ 920 milhões em dívidas da concessionária, tendo conseguido, no final de março, o último aceite para seguir com a troca do controle acionário. A solenidade que consolidou o Governo do Estado – por meio da empresa MT Par – como novo gestor da concessão de 822,8 km da BR-163, do trecho que compreende Sinop até a divisa com Mato Grosso do Sul, ocorreu na última quinta-feira (04), em Brasília.

Leia Também:  Cartilha ilustrada mostra os serviços da Secretaria de Assistência Social e Habitação

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Audiência pública detalha gestão, investimentos e avanços do PreviSinop em 2025

Published

on

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Exercício de 2025. O encontro reuniu servidores ativos, aposentados, pensionistas, membros dos conselhos e do comitê de investimentos para a apresentação dos principais resultados alcançados pelo instituto ao longo do último ano.

Durante a audiência, a equipe técnica apresentou a prestação de contas do exercício de 2025, o Relatório de Governança Corporativa, os resultados da Política de Investimentos e os dados da Avaliação Atuarial. A iniciativa integra as ações de transparência da autarquia e atende requisitos do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Progestão).

A superintendente executiva previdenciária do PreviSinop, Daniela Sevignani, destacou a relevância da audiência pública para a transparência da gestão e para a manutenção dos padrões de excelência conquistados pelo instituto. “A audiência pública vem para demonstrar os resultados da gestão do ano anterior. Além de ser importante como uma ferramenta de transparência e comunicação com a sociedade e os nossos segurados, é um pré-requisito fundamental do Pró-Gestão Nível IV. Nós, como primeira entidade, primeiro regime próprio de previdência do Brasil a conquistar o máximo de gestão, considerando os RPPS de porte médio, temos que manter esse pódio e também, de fato, realizar tudo o que precisamos realizar”, afirmou.

Daniela Sevignani também ressaltou a solidez financeira do instituto e a importância do histórico de responsabilidade na gestão previdenciária municipal. “A audiência pública vem para falar das nossas atividades, dos resultados do Previ, dos investimentos, da quantidade de aposentados, pensionistas, benefícios concedidos, enfim, de toda a nossa atuação e da importância que isso tem para a continuidade e a sustentabilidade do PreviSinop. Também deixa os nossos segurados tranquilos, porque o PreviSinop é um instituto muito saudável, pois sempre tivemos gestores e prefeitos que se preocuparam com a previdência e, historicamente, nunca tivemos atraso de repasses. Por isso, hoje conseguimos conquistar várias premiações em nível nacional”, destacou.

Leia Também:  Mutirão de combate a dengue é lançado e Dorner reforça importância de trabalho conjunto entre prefeitura e população

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Adriano Perotti, citou que a audiência amplia o acesso às informações previdenciárias e fortalece a confiança dos segurados na administração dos recursos. “É uma audiência pública que foi transmitida ao vivo pelos canais do PreviSinop. Ou seja, dá acesso a todo o servidor segurado da nossa previdência para acompanhar o que foi tratado e o que foi exposto aqui. O nosso Instituto de Previdência hoje é um dos mais seguros do Brasil. O servidor público, seja da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, da Ager, precisa saber o que é a nossa previdência, como ela está funcionando e como o recurso que temos aqui, destinado à nossa aposentadoria, está sendo administrado por esses servidores que cuidam de todo esse patrimônio”, afirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo do PreviSinop, Joel Meyer, também reforçou o papel da prestação de contas como instrumento de acompanhamento por parte dos segurados. “Esta audiência é uma prestação de contas de tudo o que foi feito pelo Previ. É uma forma de transparência para que o servidor possa acompanhar. É importante que todos vejam o que está acontecendo e quais decisões estão sendo tomadas, porque isso aqui é patrimônio do servidor”, pontuou.

Resultados alcançados

A coordenadora de Governança do PreviSinop, Andressa Amaral, apresentou os avanços institucionais alcançados durante o exercício de 2025. “Nós apresentamos nesta audiência pública tudo aquilo que construímos e conquistamos durante o exercício de 2025. Tivemos muitos avanços. Precisamos alterar a nossa legislação para ampliar e atender requisitos do Pró-Gestão. Com isso, melhoramos o atendimento aos nossos servidores segurados, ativos e inativos, além de realizar diversas ações voltadas à implementação de relatórios, melhorias nos processos e atendimento de requisitos que nos permitiram conquistar o Nível IV do Pró-Gestão em dezembro de 2025”, explicou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop encerra projeto Do Brincar ao Escrever com noite de autógrafos e participação de mais de 800 crianças

Segundo a coordenadora, a certificação avalia as boas práticas de gestão e proporciona mais transparência, sustentabilidade e segurança previdenciária. “O Nível IV do Pró-Gestão também promove educação previdenciária, leva informação aos servidores, auxilia no planejamento da aposentadoria e amplia ações voltadas à qualidade de vida dos aposentados. Durante a audiência pública, também apresentamos os investimentos realizados pelo instituto, os processos judiciais, a política de investimentos, os resultados da avaliação atuarial e o planejamento do PreviSinop para garantir segurança aos segurados no futuro”, finalizou.

O atuário do PreviSinop, Igor França, falou sobre a importância de mostrar aos segurados como funciona um regime próprio de previdência. “O que a maioria das pessoas conhece é o INSS, mas a legislação permite que exista um regime próprio para os servidores efetivos. Por isso, é importante apresentar toda a estrutura organizacional, os setores responsáveis pela concessão de benefícios, pelos investimentos e pela gestão dos recursos. O PreviSinop está próximo de atingir a marca de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que demonstra a força financeira do instituto”, destacou.

A audiência pública foi transmitida ao vivo no canal oficial do PreviSinop no YouTube para que servidores e demais interessados pudessem acompanhar os dados apresentados. A transmissão completa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=3m2hnHebTo4.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA