MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros completa 61 anos com novos investimentos e expansão de unidades operacionais

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) completa, nesta terça-feira (19.8), 61 anos de história dedicados à proteção da sociedade mato-grossense. Ao longo de mais de seis décadas, a corporação se consolidou como uma das instituições mais respeitadas e essenciais para a segurança pública, recebendo investimentos do Governo do Estado em inovação, ampliação do efetivo e expansão das unidades operacionais em todas as regiões de Mato Grosso.

A história do CBMMT teve início em 19 de agosto de 1964, durante o governo de Fernando Corrêa da Costa, com a criação do então Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar de Mato Grosso. A missão inicial era atuar nos serviços de combate a incêndios e salvamentos. Porém, foi apenas em fevereiro de 1967 que a unidade passou a funcionar de forma operacional, como 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, ainda vinculada à Polícia Militar e com um efetivo de apenas 42 homens.

Anos depois, em 28 de outubro de 1994, ocorreu a emancipação dos Bombeiros Militares, que se tornaram independentes da Polícia Militar. A partir daí, os Bombeiros Militares conquistaram autonomia administrativa e financeira, passando a se subordinar diretamente ao governador do estado e sendo vinculados à então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT). Hoje, o CBMMT está subordinado diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Investimentos

No decorrer dos seus 61 anos de história, o CBMMT tem ampliado progressivamente sua presença em todo o estado, impulsionado pelos investimentos constantes do Governo do Estado. Com foco na expansão e modernização dos serviços, a corporação vem fortalecendo sua estrutura operacional para estar cada vez mais próxima da população.

Somente na atual gestão estadual, a corporação passou a contar com novas unidades nos municípios de Confresa, Alto Araguaia, Guarantã do Norte, Campo Novo do Parecis, Poconé, Sorriso, Água Boa e Comodoro, além de um posto avançado no município de Santo Antônio de Leverger e uma unidade no Distrito Industrial, em Cuiabá. Também foi realizada a reforma da sede do Batalhão de Emergências Ambientais, localizada na capital do estado.

Dessa forma, a corporação passou a contar com 27 unidades operacionais, incluindo o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), distribuídas em 25 municípios de Mato Grosso. Essa estrutura é formada por 7 Comandos Regionais, 6 Batalhões, 13 Companhias Independentes, 2 Pelotões Independente e 5 Núcleos do Corpo de Bombeiros Militar, além do GAVBM.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para a "Jornada do Corpo Presencial"

A presença estratégica permite o atendimento a cerca de 80% da população mato-grossense, garantindo mais agilidade e eficiência nas respostas às ocorrências em todo o território estadual. Apenas em 2024, os bombeiros atenderam a mais de 365 mil ocorrências demonstrando a capacidade operacional da corporação.

Estão previstas ainda a implantação de novas unidades nos municípios de Sapezal, Juara, Querência, Canarana, Mirassol, Aripuanã, Diamantino e Tapurah. As novas unidades são fruto de uma parceria entre a corporação e as respectivas prefeituras, e integram um conjunto de ações do Estado voltadas à ampliação e qualificação dos serviços de emergência prestados à população.

Modernização

E, como a ampliação da estrutura não se sustenta sem modernização, a corporação também tem investido em inovação e tecnologia para aumentar a eficiência operacional, reduzir o tempo de resposta e aprimorar a segurança dos bombeiros militares durante as ações em campo.

O CBMMT dispõe de viaturas modernas, aeronaves, drones para monitoramento aéreo e apoio no combate a incêndios, sistemas digitais de mapeamento de focos de calor, softwares de gestão de ocorrências, entre outros recursos tecnológicos que fortalecem a capacidade de resposta da instituição.

A modernização também se reflete na identidade visual da corporação. A tradicional farda caqui deu lugar ao uniforme laranja, mais condizente com as atividades operacionais por proporcionar maior visibilidade e segurança aos profissionais em campo. A mudança reforça o alinhamento do CBMMT com as diretrizes das demais corporações do país, consolidando uma imagem mais moderna e padronizada.

Efetivo

Já em relação ao efetivo, a corporação teve um avanço expressivo, especialmente neste ano, a partir da inclusão de cerca de 160 bombeiros temporários. Desse total, 103 são profissionais da saúde, formados em enfermagem e técnico em enfermagem. Esse reforço amplia a capacidade de atendimento, com destaque para as ações pré-hospitalares na região da baixada cuiabana.

A corporação também conta com militares em formação e capacitação, visando ao fortalecimento da estrutura operacional do CBMMT. Atualmente, 27 cadetes participam do Curso de Formação de Oficiais (CFO), enquanto outros 50 militares estão matriculados no Curso de Adaptação de Oficiais Complementar (Caoc). Além disso, 44 alunos integram o Curso de Formação de Soldados (CFSD).

Leia Também:  Cuiabá sedia 52º Circuito Nacional do Setor Elétrico com expectativa de 2 mil participantes

Vale destacar que, somente em 2014, a corporação ofereceu 182 mil vagas a bombeiros em cursos de capacitação no âmbito de suas formações técnicas e operacionais.

Além disso, reconhecendo o desgaste físico e emocional da profissão, a corporação investe em programas de saúde ocupacional, apoio psicológico e qualidade de vida para seus militares. São promovidos treinamentos constantes, palestras e parcerias para garantir capacitação técnica aliada ao bem-estar.

Projetos sociais e de ensino

Mais do que uma corporação dedicada à prevenção e resposta a emergências, o CBMMT se consolida como um agente fundamental de transformação social, atuando por meio de programas e projetos sociais, além da gestão das Escolas Estaduais Dom Pedro II, sob sua responsabilidade.

Dentre os projetos de destaque estão Bombeiros do Futuro, Karabom, Musicalizar, Bombeiros na Escola e Florestinhas, cujas iniciativas promovem a educação de crianças e adolescentes em temas essenciais como prevenção de acidentes, primeiros socorros, segurança doméstica, além da formação musical e práticas esportivas.

Já na área da educação formal, a corporação é responsável junto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por cinco unidades escolares situadas nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Colíder, contribuindo para a formação integral dos estudantes, com uma proposta pedagógica que alia ensino de qualidade, disciplina e valores cívicos.

Essas escolas representam um importante investimento na educação pública estadual, ampliando o acesso a uma formação que prepara jovens para os desafios do futuro, com ênfase em responsabilidade social e cidadania.

Diante dos 61 anos de uma trajetória marcada por crescimento e inovação, o Corpo de Bombeiros Militar reafirma seu compromisso de estar sempre pronto para enfrentar os desafios do presente e do futuro, protegendo vidas, patrimônios e promovendo a segurança de cada cidadão mato-grossense.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Published

on

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  DVD que celebra o rasqueado de Fronteira será lançado nesta quinta (20.3)

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Sesp mobiliza mais de 950 policiais para Operação Enem 2025 em MT

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA